TUTORIAIS - Utilizar os modos

Sair do modo Automático

Full Auto (o "quadrado verde") é frequentemente o ponto de partida no Mode Dial (Seletor de modos) para um novo proprietário de uma câmara Canon.
Em muitos casos, irá obter ótimos resultados, mas uma das principais razões para comprar uma EOS é o conjunto de oportunidades criativas disponível quando alterna para os outros modos de disparo.
Caso esteja a começar a sua viagem criativa, os modos de disparo Basic Zone (Zona básica) são um bom ponto de partida. Este guia abrange quatro desses modos e explica quais as definições de exposição que são alteradas e porquê, para que possa saber um pouco mais sobre a utilização da sua EOS.
• Grande plano
• Retrato
• Desporto
• Paisagem
Modo de Grande plano

O Modo de Grande plano seleciona as definições ideais para fotografar pequenos motivos e grandes planos. A câmara cria imagens com uma desfocagem de fundo agradável, aliadas a cores equilibradas e nitidez. Quando os níveis de luz são baixos, o flash integrado automático ativa-se para ajudar a iluminar o motivo.

Naked poppy
, © Chrissie Barrow 2011, Canon EOS 450D
O que a sua EOS faz: o Modo de Grande plano seleciona uma grande abertura, criando imagens com uma desfocagem de fundo atrativa. O Standard Picture Style (Estilo de imagem Standard) é utilizado para cores e nitidez equilibradas. As velocidades do obturador são mantidas para evitar a trepidação da câmara e, quando tal não é possível, como em situações de pouca luz, ativa-se o flash integrado automático. Em situações com pouca luz, a câmara pode selecionar um valor de ISO elevado.
Outros tipos de fotografia a experimentar: se tiver algum artigo para vender online, uma boa imagem pode fazer toda a diferença. Configure a sua câmara para o Modo de Grande Plano de forma a isolar o objeto do fundo. Uma composição cuidada irá produzir resultados agradáveis e, em princípio, rentáveis.
Opção de objetiva: EF-S 60 mm f/2,8 Macro USM*
Para poder realmente aproximar-se dos seus motivos, é obrigatório ter uma lente macro dedicada.
* Requer adaptador de encaixe EF-EOS M para a EOS M ou um corpo Canon DSLR com encaixe EF-S indicado por um quadrado branco no encaixe da objetiva.
 

Modo de Retrato

O Modo de Retrato seleciona as definições ideais para fotografar pessoas. A câmara irá criar imagens com um fundo muito desfocado e tons de pele suaves e agradáveis. Se mantiver premido o obturador, irá ativar o disparo contínuo, que é útil quando tenta captar um motivo com os olhos completamente abertos e com a expressão ideal. O flash integrado automático ativa-se caso esteja a fotografar na sombra ou com pouca luz, de forma a aumentar a iluminação.
Wake me up inside, © Christian Oliver Harris 2012, Canon EOS 1000D
O que a sua EOS faz: a câmara define uma grande abertura para desfocar o fundo ao máximo, uma velocidade do obturador adequada para poder segurar a câmara na mão de acordo com as condições atuais e um ISO baixo para que as suas fotografias fiquem livres de ruído. O Portrait Picture Style (Estilo de imagem retrato) é selecionado, o que reduz a nitidez e produz tons de pele naturais. O flash integrado automático (com redução do efeito de olhos vermelhos) ativa-se caso a câmara tente definir uma velocidade do obturador que possa causar a trepidação da câmara.
Outros tipos de fotografia a experimentar: a fotografia de comida e de natureza morta também pode beneficiar da desfocagem máxima do fundo do Modo de Retrato, de forma a isolar o motivo do fundo.
Opção de objetiva: EF 50 mm f/1,8 II¹
Compacta e leve, com uma abertura máxima alargada, esta objetiva é uma ótima escolha para fotografar retratos.
¹ Requer adaptador de encaixe EF-EOS M para a EOS M.

Modo de Desporto

O Modo de Desporto é útil para captar motivos em movimento, tais como carros, surfistas ou atletas. Alterne para este modo de forma a obter as velocidades mais rápidas do obturador. Ao premir o obturador até meio, a câmara muda para um modo de focagem que lhe permite acompanhar o motivo. Prima completamente o obturador para tirar a fotografia. Se mantiver premido o obturador, irá ativar o disparo contínuo e conseguir captar vários fotogramas em sucessão rápida, o que lhe permite captar o momento perfeito.

Got Cable, © Alexander Jung 2013, Canon EOS 5D Mark III
O que a sua EOS faz: no Modo de Desporto, a câmara define automaticamente uma velocidade do obturador elevada para fixar a ação e evitar a desfocagem decorrente do movimento do motivo. Uma grande abertura maximiza a desfocagem do fundo para isolar o seu motivo. O Standard Picture Style (Estilo de imagem Standard) é utilizado para cores e nitidez equilibradas. O flash integrado automático é desativado, por isso, em situações de pouca luz, de forma a manter velocidades de obturador elevadas, a câmara poderá selecionar um valor de ISO elevado.
Algo a testar: uma velocidade elevado do obturador não é útil apenas para desporto. As crianças e animais requerem uma velocidade elevada do obturador para evitar desfocagem decorrente do movimento. Também pode ser útil aproveitar o disparo contínuo do Modo de Desporto; tire muitas fotografias e selecione as melhores posteriormente.
Opção de objetiva: EF-S 55-250 mm f/4-5,6 IS II²
Compacta e acessível, com desempenho de teleobjetiva poderoso, esta objetiva aproxima-o da ação.
² Requer adaptador de encaixe EF-EOS M para a EOS M ou um corpo Canon DSLR com encaixe EF-S indicado por um quadrado branco no encaixe da objetiva.
 

Modo de Paisagem

O Modo de Paisagem é adequado para fotografar espaços abertos, quando deseja que a imagem tenha o máximo de claridade e nitidez em toda a sua extensão. A câmara irá selecionar uma velocidade do obturador baseada nas condições atuais. Este modo produz imagens com azuis e verdes vivos.
O que a sua EOS faz: a câmara define uma abertura pequena para conseguir focar ao longo de toda a imagem. Ao fotografar com pouca luz, poderá ser selecionada uma baixa velocidade do obturador, o que pode causar trepidação da câmara. Nestas situações, o indicador da velocidade do obturador pisca e poderá ser útil usar um tripé ou suporte para a câmara de forma a obter imagens nítidas. O Landscape Picture Style (Estilo de imagem Paisagem) é selecionado para melhorar as cores tipicamente encontradas na natureza; os azuis e os verdes tornam-se ricos e vibrantes.
North West Highlands, © Tony Foster 2011, Canon EOS-1D Mark IV
Outros tipos de fotografia a experimentar: o Modo de Paisagem não é útil apenas para captar beleza natural. Selecione este modo quando estiver a fazer uma visita turística pela cidade, especialmente em dias solarengos. A sua EOS irá criar fotografias de viagem nítidas e vivas.
Opção de objetiva: EF-S 10-22 mm f/3,5-4,5 USM*
Esta objetiva ultra grande angular é pequena e leve, mas mesmo assim consegue captar paisagens em todo o seu esplendor.
Próximos passos

* Requer adaptador de encaixe EF-EOS M para a EOS M ou um corpo Canon DSLR com encaixe EF-S indicado por um quadrado branco no encaixe da objetiva.

Sem comentários: