TUTORIAIS - Magia de inverno

Magia de inverno

Quando vir neve ou gelo, pegue na sua câmara para captar algumas fotografias inesquecíveis da sua família e da paisagem transformada.


Trees, © Antonio Sanginisi, Canon PowerShot G9
Fotografe paisagens deslumbrantes de todos os ângulos Quando neva, ou quando se encontra numa paisagem gelada, procure formas interessantes e cores em árvores, edifícios, animais ou pessoas com roupas coloridas, que possam servir de ponto de focagem para a sua imagem. O contraste com o fundo branco torna a sua fotografia mais impressionante.
O inverno cria novos padrões e texturas: um carro coberto de geada, uma teia de aranha ou neve nas folhas caídas. Pode baixar-se e apontar a câmara para as árvores, obtendo assim um ângulo novo e interessante. A objetiva EF-S 10-22 mm f/3,5-4,5 USM é a companheira perfeita para uma câmara EOS para este tipo de fotografia.
Os proprietários de uma EOS que queiram melhorar os seus retratos, devem experimentar as objetivas EF 50 mm f/1,4 USM e EF 50 mm f/1,8 II. Estas objetivas dão uma perspetiva natural aos rostos e as suas aberturas maiores permitem desfocar detalhes indesejados no fundo.
Os grandes planos têm resultados impressionantes Não se aproxime apenas das pessoas. Uma árvore ou uma cerca cobertas de geada também podem ser um motivo excelente.

Frost, © Alf-Kaare Berg, Canon EOS 40D
Utilize a definição "Macro" da sua câmara e preencha o enquadramento com apenas alguns galhos ou com uma única folha. Assim, poderá ver os cristais de gelo que transformam um motivo banal em algo especial. Se possível, dispare com o Sol de frente para a câmara para que os cristais sejam iluminados por trás e brilhem à luz.
Aproveite a diversão Esquiar, fazer snowboard ou andar de trenó dão origem a excelentes fotografias e vídeos de ação no inverno. Se a sua câmara o permitir, mude para o modo "Sports" (Desporto) para "congelar" a ação e tirar várias fotografias. Veja as suas imagens num computador e escolha aquelas que captam a ação na perfeição.

Faça experiências com as definições da sua câmara

Se quer fazer experiências, deve começar pelas seguintes duas definições:
Compensação da exposição Os sistemas de exposição da câmara tentam compensar as cenas que têm muitos brancos brilhantes, uma paisagem com neve, por exemplo, o que pode resultar em imagens mais escuras.

Caravan, © Hans Peter Rank, Canon EOS 5D Mark II
A definição "Snow" (Neve) em câmaras PowerShot e IXUS compensa automaticamente este desequilíbrio. Se tiver uma EOS, utilizar +1 na escala de Compensação da exposição pode ser suficiente. Mas experimente fotografar uma sequência entre +1 e +2 e analise o histograma para se certificar de que captou a imagem perfeita.
Equilíbrio de brancos Uma paisagem coberta de neve num dia de sol pode refletir o azul do céu. A definição de Auto White Balance (AWB) (Equilíbrio de brancos automático) da sua câmara deverá superar este problema. Quando obtém imagens demasiado azuis em câmaras IXUS e PowerShot experimente igualmente a definição "Snow" (Neve). Numa EOS, mude o equilíbrio de brancos para "Cloudy" (Nublado): deverá obter cores mais neutras.
Proteja-se do frio Quando se agasalha, lembre-se da sua câmara. As baterias ficam sem carga mais depressa a temperaturas baixas. Por isso, transporte uma bateria de substituição e mantenha-a quente num bolso interior. Em alternativa, experimente a PowerShot D20 à prova de água até 10 m e fabricada para funcionar até aos -10 ˚C.
Use luvas finas que lhe permitam fotografar sem as tirar.
 
Silvester, © Uwe Heusler, Canon Digital IXUS 500
Levante-se cedo e divirta-se Um passeio fotográfico pode ser muito divertido nos meses de inverno. Evite fotografar quando o sol está no seu ponto mais alto, visto que tal irá resultar em fotografias sobreexpostas. Assim, saia cedo. De manhã, a luz é mais suave e a geada ainda não derreteu.

Sem comentários: