TUTORIAL CANON - FOTOGRAFIA DE PAISAGEM



© Abhijeet Rane
Todos nós costumamos ver grandes paisagens que poderiam tornar-se fotografias memoráveis. Se ao menos as pudéssemos captar. Este tutorial é um guia pelas principais características de uma boa fotografia e mostra como a sua câmara Canon pode ajudar. O que será abordado:
Composição
A primeira coisa a dominar é a forma como todos os diferentes elementos na sua fotografia se conjugam. Esta é a composição e uma forma fácil de obtê-la corretamente é seguir a "regra dos terços". Imagine uma grelha desenhada no visor da câmara: duas linhas verticais e duas linhas horizontais, formando quatro intersecções. Coloque o motivo principal numa dessas intersecções para produzir uma composição forte. Pode fazê-lo facilmente com muitas das nossas câmaras, já que consegue adicionar grelhas à visualização do ecrã LCD. Consulte o manual de instruções para obter mais informações.
Hora do dia

© Selden Vestrit
A iluminação pode melhorar significativamente o resultado final e o início da manhã e fim de tarde são boas alturas para fotografar. O Sol está baixo no céu, as sombras são longas e a luz tem um calor que torna atrativo tudo o que ilumina.
Mas não se restrinja a estas alturas. Os momentos após uma trovoada forte, com céu ameaçador, dão ótimas imagens atmosféricas. As sombras curtas e o contraste mais intenso do meio-dia são adequados para alguns motivos. Fotografar de manhã cedo com neblina também pode adicionar atmosfera.
As câmaras EOS oferecem uma gama de configurações que ajudam a controlar a cor e saturação da luz. Fotografe com Picture Style (Estilo de imagem) definido para Landscape (Paisagem) para conseguir azuis profundos vívidos e verdes brilhantes. As seleções Basic+ de algumas das nossas câmaras oferecem as opções Vivid (Vívida), Soft (Suave), Warm (Quente), Intense (Intensa) e Cool (Fresca). Experimente estas definições para descobrir as suas preferidas.
Encontre o seu próprio ângulo

© Harald Hoyer
Para tornar as suas fotografias mais interessantes, tente mudar a sua perspetiva relativamente à paisagem. Por exemplo, olhar para uma paisagem de cima para baixo a partir de uma colina pode resultar numa imagem cativante e invulgar.
Em alternativa, deite-se no chão e fotografe um ponto de interesse em primeiro plano a apenas alguns centímetros da câmara. Tente encontrar um enquadramento colorido para preencher o fundo, por exemplo, um conjunto de flores. Com o ângulo baixo, o fundo dominará a imagem e o resto da paisagem parecerá estar mais invulgarmente distante. Qualquer um destes métodos irá produzir imagens com impacto porque não costumamos ver cenas a partir deste ponto de vista.
Muitas das câmaras Canon incluem um ecrã de visualização de vários ângulos que facilita fotografar a um ângulo baixo. O ecrã pode ser inclinado para fora da câmara e rodado de forma a podermos olhar para a imagem a partir de cima.
As restantes câmaras EOS permitem a instalação de um visor de ângulo reto que também permite ver a imagem de cima para baixo, mas obriga o fotógrafo a baixar-se para olhar pelo óculo da unidade.
A alternativa é deitar-se no chão para olhar para imagem antes de a fotografar. Alguns fotógrafos de paisagem costumam ter sempre com eles um lençol de plástico para se poderem deitar no chão sem se molharem ou sujarem.
Reinvente a fotografia de paisagem A maioria das paisagens são fotografadas através daquilo que ficou conhecido como formato de "paisagem", em que a largura da imagem é maior do que a altura. Isto dá bons resultados, dado que normalmente queremos captar uma grande parte do cenário da esquerda para a direita. Mas não deve ignorar o formato de "retrato" (ou vertical), em que a altura é maior do que a largura. Isto costuma dar bom resultado com motivos altos, mas também pode ser eficaz com paisagens normais por resultar numa interpretação invulgar. Compare a imagem em formato de retrato à direita com a imagem do mesmo cenário em formato de paisagem no topo da página.
Objetivas para paisagens O mais importante a ter em consideração é o campo de visão que a sua objetiva lhe dá com a câmara. As distâncias focais curtas costumam ser recomendadas para fotografia de paisagem porque o campo de visão largo consegue abranger uma grande largura da paisagem.
As distâncias focais longas dão um campo de visão mais estreito, abrangendo apenas uma pequena área do cenário. Apesar de serem menos adequadas para trabalho de paisagem, podem ser eficazes quando pretendemos realçar um pormenor da paisagem ou eliminar áreas menos atrativas.
As objetivas de zoom oferecem uma gama de diferentes distâncias focais, para que possa variar o que consegue ver e captar. As objetivas que só têm uma distância focal são denominadas "objetivas primárias" e fornecem um campo de visão fixo.
Para saber mais sobre a vasta gama de objectivas que estão disponíveis para a sua EOS, visite o website das objectivas.
Também pode fazer experiências com vários efeitos. Regule a sua EOS para o modo de prioridade de obturador (Tv) e escolha uma velocidade de obturador muito baixa: um segundo ou mais, se possível. Com a câmara num tripé firme, tudo o que for estático no cenário ficará nítido e os objetos que se moverem, como relva comprida ou folhas empurradas pelo vento, ficam desfocados.
Seja criativo Uma coisa que as paisagens têm de bom é que não têm pressa. Por isso, pode demorar o tempo que quiser a configurar a câmara e a garantir que obtém a composição certa.

© Harald Hoyer
Experimente uma perspetiva diferente da mesma vista Pode captar uma série interessante de fotografias ao regressar ao mesmo local várias vezes durante o ano para fotografar a sua paisagem preferida ao longo das diferentes estações. Procure um local para a sua câmara que seja sempre fácil de encontrar, por exemplo, uma determinada pedra num muro ou um ponto entre duas árvores.

Sem comentários: