Instituto Português de Fotografia

facebook twitter Google NEWSLETTER | Julho 2014
 Fotografia de Lara Jacinto
 
Os "nossos" fotógrafos - Lara Jacinto

Vive e trabalha no Porto. Licenciada em Design Multimédia, completou também o Curso de Fotografia do Instituto Português de Fotografia no Porto. 
Actualmente, trabalha como fotojornalista freelancer, colabora com a agência NFactos e publica no Público, Expresso e revista Visão. Em paralelo, desenvolve trabalhos de autor, tendo participado em vários projectos e mostras individuais e colectivas. 
Vencedora do concurso Jovens Criadores em 2010, volta a ser premiada em 2011 ao vencer o concurso Novos Talentos FNAC. Nomeada na categoria Fotografia dos Prémios Novos 2013.

"A passagem pelo Instituto Português de Fotografia foi determinante na forma como a minha vida pessoal e profissional evoluiu. 
Quando comecei a minha formação em fotografia trabalhava como designer na maior editora do país. Tinha um emprego estável e uma vida organizada. Com o decorrer das aulas o meu interesse por fotografia foi crescendo de uma forma que não imaginava que pudesse acontecer. Pela primeira vez ponderava a ideia de deixar o design e mudar completamente de rumo. O contacto com as disciplinas de Laboratório P&B com o professor João Lima, ou Projecto, com a professora Rita Castro Neves ou Fotojornalismo com o professor António Pedrosa, fizeram-me pensar na possibilidade de construção de um discurso próprio através da imagem fotográfica. Passei a olhar para a fotografia como uma plataforma que me permite pensar e comentar o que está a minha volta. Desde essa altura tenho vindo a trabalhar como fotógrafa."
Como se noticia abaixo, Lara Jacinto foi a Fotógrafa "de volta" ao IPF.


Cartier-Bresson no Porto
“L’imaginaire d´aprés nature”, de Henri Cartier-Bresson, está no Porto no edifício AXA até ao dia 31 de mês de Agosto. O IPF, como parceiro nesta exposição, faculta ao público, gratuitamente, várias formações de curta duração (3 horas), uma ajuda a todos os fotógrafos que desejem alguns esclarecimentos para melhores resultados na prática do seu hobby. Temas abordados: Iphonographia, Processamento Raw, Flash portátil e Estúdio em casa.
As inscrições para estas oficinas esgotaram em tempo recorde. Se está interessdo nestas formações, esteja atento, através do nosso site (www.ipf.pt) a futuras iniciativas desta natureza que pretendemos levar a cabo.
Encontros de Olhar com Brian Griffin e Nuno Salgado
17 de Julho às 21:30h na Plataforma Revólver
A Fotografia e os Fotógrafos

As influências criativas e as experiências que podemos partilhar através da fotografia representam muitas vezes uma vivência única na forma como cada um de nós interpreta a mensagem de um fotógrafo.
Nesta conferência serão debatidas as principais motivações de um fotógrafo na elaboração do seu projecto fotográfico, tanto na perspectiva do autor como do promotor da obra produzida.
Entre outras questões serão abordados temas como: A relação do fotógrafo com o promotor, os autores e a sua relação com os seus projectos fotográficos, a promoção e divulgação de trabalhos fotográficos.
Intervenientes convidados:
Brian Griffin - Conhecido fotógrafo britânico, foi convidado do projecto Entre Margens
Nuno Ricou Salgado - Director artístico do projecto Entre Margens

Lara Jacinto está "De Volta"
Como foi anunciado  no jornal de Junho, no dia 14 desse mês foi apresentado no IPF Porto, o projecto “De Volta” que pretende dar aos antigos Formandos a oportunidade de apresentarem ao público os projectos  que estejam a desenvolver. O jornal "Contacto" vai, na medida do possível, dar relevo a esses jovens fotógrafos dedicando-lhes a local Os “nossos” Fotógrafos que lhes dá a oportunidade de falarem de si mesmos para uma audiência de alguns milhares de leitores.
A exposição da Lara estará patente até ao dia 26 de Julho e merece a vossa visita.

 Fotografia de José Vicente
 
Formadores e Formandos expõem-se
. Marisol Gonzalez, Natalia Sdvizhkova, Patrícia Chorão e Rita Margarida Reis, do Curso Profissional de 2011-2013, expõem, na Galeria Municipal - Casa Mantero / Biblioteca Municipal de Sintra, "Paisagens": Quatro paisagens diferentes; "na passagem de um lugar para outro, há uma continuidade que nos pode fazer sentir que estamos num mesmo ponto de onde tudo se inicia, mas simultaneamente uma descontinuidade realça as diferenças e aguça a nossa observação. E é nessa dualidade de reconhecimento e surpresa que permanecemos ao longo dos percursos que nos são sugeridos" escreve Luísa Baeta, na "Folha de Sala". Inaugura no dia 5, às 16 horas e termina no dia 30. Está fechada aos Sábados e Domingos.
. João Fitas, antigo formando do Curso Profissional do Porto, expõe, a partir do dia 4, uma reportagem fotográfica sobre a "Bugiada". A exposição pode ser visitada na Galeria 302 no Porto, até ao final do mês.
. A exposição "Visita de Estudo #01", na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, encerra no próximo dia 20.
. A exposição "O Natural e o Construído|Sinestesias" no Museu de História Natural e da Ciência, da Faculdade de Ciências de Lisboa, encerra no dia 27.
Visite estas exposições para confirmar a qualidade do ensino do IPF e, com isso, apoie os nossos Fotógrafos. E se nos disser o que pensa do que vir, estimula-nos e ajuda-nos a progredir.

Nova presença no Chapitô
A parceria IPF-Chapitô concretizou-se, de novo: uma exposição com trabalhos sobre Alfama/Castelo  abriu no Chapitô no dia 27 de Junho e pode ser visitada de terça-feira a domingo, até 30 deste mês. Participam nesta exposição os Formandos Ana Marques, Américo Simas, Catarina Tagaio, Elisabeth Bártolo, Gonçalo Leitão, Inês Marcelo, Marcos Mesquita, Maria Helena Dias, Miguel Marchante, Nuno Correia, Roberto Pinto, Rodrigo Silveira, Raquel Maria, Rute Pereira e Sofia Fonseca.Curadoria e apresentação do Formador Rui Luís.

Visita de Estudo #2
A "visita de estudo" dos alunos do 1º ano do Curso Profissional, no âmbito da disciplina de Composição, à Casa-Estúdio Carlos Relvas, na Golegã, dá origem a esta exposição que é apresentada na Galeria do IPF Lisboa. Abre no próximo dia 25, às 18 horas e encerra a 30 de Setembro.

Conheça e converse com os autores Patrícia Chorão e Luís Ala
No próximo dia 22, pelas 18:30 horas, Patrícia Chorão e Luis Ala, os autores da exposição "do natural ao construído | sinestesias", patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência estarão aí presentes no Museu. Venha conhecer estes Fotógrafos e conversar com eles.

Exposição de "Trabalhos da disciplina de Projecto e Fotografia de Autor"
“The world is filled to suffocating. Man has placed is token on every stone. Every word, every image, is leased and mortgaged. We know that a picture is but a space in which a variety of images, none of them original, blend and clash.”  Sherrie Levine, Statement, 1982.
Mimesis: no can do...  As esmagadoras (im)possibilidades do fotográfico é a identificação da exposição de trabalhos de formandos do Curso Profissional de Fotografia na disciplina de Projecto e Fotografia de Autor a visitar na Galeria Geraldes da SIlva (Porto) a partir das 18 horas do próximo dia 18 (sexta-feira).
No decorrer da abertura desta exposição, proceder-se-à à ceromónia de entrega de diplomas aos formandos que terminaram o Curso Profissional de 2012-2014.
 Fotografia de José António N.B. Moutinho
 
 Formações previstas para Julho
 Workshops previstos para  se iniciarem em Julho:

Em Lisboa
Workshop de Técnica Fotográfica (27h)Iníco: Dia 1, às 10h00 e às 19:30h
Workshop de Fotografia para Jovens (12h)Iníco: Dia 7, às 10h00

No Porto
Workshop de Técnica Fotográfica (18h)Iníco: Dia 2, às 20:00h

Oficinas de Fotografia dos 6 aos 14 anos (15 horas)
Iníco: Dia 7, às 15:00h

Oficina de Fotografia Nocturna  (3 horas)
Iníco: Dia 11, às 20:00h
Para qualquer assunto relacionado com o jornal Contacto, por favor contacte-nos pelo email ipf.contacto@ipf.pt

Sem comentários: