TUTORIAIS

Como se faz isso? Veja magníficas fotografias com efeito bokeh.




© David Schiersner
Bokeh: O que é? Existe alguma discussão sobre se a nova palavra bokeh teve a sua origem da palavra japonesa boke, que significa mancha ou nuvem, ou da palavra boke-aji que significa qualidade de desfocagem.
Seja qual for a sua origem, a segunda definição é a que melhor descreve a palavra bokeh. Isto porque se refere às áreas das suas fotografias que ficam desfocadas e como elas são aprazíveis à vista.

© Takashi Hososhima
Como consegui-lo?
O efeito bokeh e a qualidade do efeito bokeh estão diretamente ligados à própria objetiva. Quanto menor for o f/stop, maior será a profundidade do campo e mais óbvio será o efeito bokeh. A forma das lâminas do diafragma também será refletida na forma do seu efeito bokeh - os efeitos bokeh mais suaves e mais redondos serão produzidos por objetivas com uma abertura mais circular, enquanto que o efeito bokeh multilateral será produzido pelas objetivas que tiverem uma abertura mais poligonal. Isto é mais evidente quando existem fontes de iluminação ou fortes realces em áreas desfocadas, tal como é mostrado.

© Juan Antonio Capo Alonso
Para além da objetiva certa, ter a composição certa também ajuda a criar um efeito bokeh consistente. Quanto maior for a distância entre as áreas focadas e desfocadas, mais pronunciado será o seu efeito bokeh.

© Jorge Dalmau
Agora que já sabe como o fazer, por que não pega na sua câmara e começa a experimentar

Sem comentários: