Numa cidade, é, muitas vezes, difícil ficar suficientemente afastado do
motivo – os edifícios ficam sempre no caminho. É por isso que, a maior
parte das vezes, as fotografias urbanas se concentram nos detalhes de
uma cena, à procura das formas, padrões e contrastes que constroem uma
cidade.
Este tutorial foca:
• A altura certa do dia
• A temporização dos filmes
• Os diferentes ângulos
• Remover distracções
• Imagens monocromáticas
• Objectivas e tripés
|
|
|
O conselho mais comum para
fotógrafos paisagísticos
é fotografar de manhã bem cedo ou no início da
noite
quando o sol já se encontra baixo no horizonte.
Os fotógrafos de
paisagens urbanísticas têm mais
flexibilidade – dependendo do motivo,
pode fotografar
em quase qualquer hora do dia ou da noite.
Contudo,
de manhã bem cedo continua a ser uma das
melhores alturas. Quando
começa a nascer, o sol tem
um brilho dourado que dá um toque de
consistência às
paisagens de tijolo e cimento. Este também proporciona
uma agradável luz reflectida. Incluir o sol na fotografia,
entre, por
exemplo, alguns edifícios altos, pode ser eficaz.
À
medida que o dia avança e o sol se vai levantando no
céu, as sombras
dos motivos vão mudando, criando padrões
de luz e de sombra
interessantes. Se tiver oportunidade,
tire uma sequência de imagens com a
câmara na mesma
posição, em intervalos durante o dia – isto é mais
fácil de
fazer se tiver acesso a um escritório ou a uma casa com
vista
para uma cena urbana. Fotografe desde manhã bem
cedo até de noite bem
tarde. As imagens que vai obter vão
mostrar as diferenças na luz durante
o dia. Estas podem ser
bastante significativas, especialmente se a cena
estiver
iluminada à noite e continuar a fotografar até bastante tarde. |
Temporização dos filmes
|
Se tem uma câmara EOS com uma entrada para um acessório remoto, pode
comprar um comando temporizador à distância que fará a câmara disparar
automaticamente em intervalos pré-definidos. Tire fotografias no tamanho
de ficheiro JPEG mais pequeno que a sua câmara permite e utilize um
cartão de memória de grande capacidade.
|
|
|
|
|
As imagens podem ser
unidas numa única sequência de temporização utilizando software, como o
Apple QuickTime Pro (disponível para Windows e Mac). Qualquer que seja a
câmara que utilize, certifique-se de que utiliza um cartão de memória
de grande capacidade para que não fique cheio enquanto tira fotografias. |
|
|
|
A fotografia urbana
resume-se a criar imagens com impacto. Procure contrastes, quer sejam
áreas de luz ou sombra que possam produzir imagens quase abstractas ou
edifícios antigos e novos dentro do mesmo enquadramento. Vai encontrar
também muitos padrões criados pelo homem, desde tijolos e pedras no chão
a janelas e varandas.
Com
muitos edifícios altos à sua volta, os ângulos baixos podem dar origem a
fotografias interessantes, simplesmente porque está a mostrar a cena a
partir de uma nova perspectiva. Para algumas destas cenas tudo o que
necessita é permanecer de pé, apontando a câmara para cima. Ajoelhar-se e
olhar para cima com a câmara ou até mesmo posicionar a câmara ao nível
do chão ou perto pode, muitas vezes, produzir imagens com uma
perspectiva mais exagerada. A utilização do ecrã LCD (em Live View
[Visualização directa] com uma EOS) ajuda a alcançar este resultado. |
Apagar pessoas
|
A menos que fotografe de madrugada, as pessoas que passam na cena que
pretende fotografar podem estragar algumas das suas fotografias. Pode
ser capaz de ultrapassar este problema com um filtro de densidade neutra
(ND).
|
|
Estes
filtros reduzem a quantidade de luz que passa através da objectiva, o
que significa que o tempo de exposição aumenta para compensar. Com
exposições de 20 ou 30 segundos, qualquer pessoa que passe na cena não
irá permanecer num sítio o tempo suficiente para criar uma imagem e a
cena de rua que vai obter vai parecer deserta.
Para
este tipo de resultado vai precisar de um filtro de densidade neutra
bastante extremo – um com a densidade de 3.0 é suficiente, resultando
numa redução de luz em 10 pontos Isto significa que em vez de fotografar
a 1/30 segundos, pode fotografar com um tempo de exposição de 32
segundos.
Vai precisar
de colocar a câmara num tripé robusto para evitar movimentos durante
estes tempos de exposição prolongada. No entanto, a utilização de tripés
é proibida nas áreas movimentadas em algumas cidades, por isso,
informe-se antes de viajar. |
|
|
As paisagens urbanísticas
são perfeitas para fotografia a preto e branco – a remoção da cor
enfatiza as formas e o contraste. Muitas câmaras da Canon
também lhe permitem fotografar com tons monocromáticos, tal como Sépia
ou Vermelho vivo, utilizando a função Minhas Cores. Em alternativa, pode
realçar um tom em particular utilizando o modo de disparo Color Accent
(Acentuação de Cor). Consulte o Manual de instruções para ver os
detalhes da sua câmara.
No
entanto, se tiver um software de manipulação de imagem instalado no seu
computador – como o Digital Photo Professional da Canon (fornecido com
todas as câmaras EOS e algumas câmaras PowerShot)
– pode criar efeitos monocromáticos a partir de uma imagem a cores.
Isto significa que já não necessita de se cingir a um efeito quando tira
uma fotografia; pode experimentar com diferentes efeitos a partir da
mesma imagem a cores original. Irá perder todos os dados de cor quando a
câmara processar a imagem para ficheiros JPEG a preto e branco. |
|
|
|
|
|
No campo, as paisagens são normalmente fotografadas com uma objectiva de
ângulo amplo para capturar a visualização total. Em paisagens urbanas é
muito provável que precise de uma teleobjectiva curta para isolar
pequenas áreas ricas em detalhes.
O zoom de ângulo amplo e teleobjectiva da maior parte dos modelos IXUS e PowerShot da Canon é ideal para fotografias de paisagens urbanas. Tire o maior partido deste zoom para criar imagens diferentes. Com as câmaras EOS, as objectivas como a EF 28-135 mm f/3.5-5.6 IS USM ou a EF-S 18-135 mm f/3.5-5.6 IS dão-lhe a flexibilidade que necessita para este tipo de trabalho.
Enquanto
que um tripé pode ajudar a manter a sua câmara estável, se não for
possível utilizá-lo, uma boa alternativa é um monopé. Um monopé é um
único pé extensível com a câmara colocada no topo. Este impede que a
câmara se mova para cima e para baixo, embora ainda possa existir algum
movimento para os lados.
Algumas câmaras digitais compactas
da Canon estão equipadas com objectivas com Estabilizador de Imagem
(IS) e ambas as objectivas mencionadas acima para as câmaras EOS são
modelos com IS. O sistema de Estabilizador de Imagem da Canon utiliza
motores com giroscópios nas objectivas para determinar o movimento e um
elemento "flutuante" dentro da objectiva contraria o movimento da
câmara, assegurando uma imagem estável. |
|
|
|
Também pode reduzir os
efeitos de trepidação da câmara utilizando uma velocidade de obturação
mais rápida. Defina a câmara para o modo Tv (se disponível) e seleccione
a velocidade de obturação de 1/250 segundos ou 1/500 segundos. Pode
precisar de aumentar a definição ISO para 800 ou até mesmo para 1600
para alcançar estas velocidades de obturação em alguns níveis de luz.
Definições ISO elevadas podem produzir níveis elevados de "ruído" nas
imagens, mas este efeito tipo grão é, por vezes, perfeito para
fotografias de paisagens urbanísticas.
Agora que já se sente inspirado, leve a sua câmara para a cidade. Explore e experimente e, depois, coloque as suas fotos preferidas na e-fotomania. No próximo mês, a sua foto pode ser apresentada com uma das melhores! |
|
|
| |
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário