TUTORIAIS


Fotografia de paisagens urbanas

Quando pensa em paisagens de Verão imagina provavelmente um céu
 azul, campos verdejantes e colinas distantes. Mas essa é apenas uma
 pequena parte. Também pode fotografar paisagens fabulosas em vilas 
e cidades – e para muitas pessoas o motivo está muito mais próximo
 de casa e é muito mais interessante.




Numa cidade, é, muitas vezes, difícil ficar suficientemente afastado do motivo – os edifícios ficam sempre no caminho. É por isso que, a maior parte das vezes, as fotografias urbanas se concentram nos detalhes de uma cena, à procura das formas, padrões e contrastes que constroem uma cidade.

Este tutorial foca:
         • A altura certa do dia
         • A temporização dos filmes
         • Os diferentes ângulos
         • Remover distracções
         • Imagens monocromáticas
         • Objectivas e tripés

Hora do dia

O conselho mais comum para fotógrafos paisagísticos
 é fotografar de manhã bem cedo ou no início da noite
 quando o sol já se encontra baixo no horizonte.
Os fotógrafos de paisagens urbanísticas têm mais
 flexibilidade – dependendo do motivo, pode fotografar
 em quase qualquer hora do dia ou da noite.
Contudo, de manhã bem cedo continua a ser uma das
 melhores alturas. Quando começa a nascer, o sol tem
 um brilho dourado que dá um toque de consistência às
 paisagens de tijolo e cimento. Este também proporciona
 uma agradável luz reflectida. Incluir o sol na fotografia,
entre, por exemplo, alguns edifícios altos, pode ser eficaz.
À medida que o dia avança e o sol se vai levantando no
 céu, as sombras dos motivos vão mudando, criando padrões
 de luz e de sombra interessantes. Se tiver oportunidade,
 tire uma sequência de imagens com a câmara na mesma
posição, em intervalos durante o dia – isto é mais fácil de
 fazer se tiver acesso a um escritório ou a uma casa com
 vista para uma cena urbana. Fotografe desde manhã bem
 cedo até de noite bem tarde. As imagens que vai obter vão
 mostrar as diferenças na luz durante o dia. Estas podem ser
bastante significativas, especialmente se a cena estiver
 iluminada à noite e continuar a fotografar até bastante tarde.

Temporização dos filmes



Se tem uma câmara EOS com uma entrada para um acessório remoto, pode comprar um comando temporizador à distância que fará a câmara disparar automaticamente em intervalos pré-definidos. Tire fotografias no tamanho de ficheiro JPEG mais pequeno que a sua câmara permite e utilize um cartão de memória de grande capacidade.


As imagens podem ser unidas numa única sequência de temporização utilizando software, como o Apple QuickTime Pro (disponível para Windows e Mac). Qualquer que seja a câmara que utilize, certifique-se de que utiliza um cartão de memória de grande capacidade para que não fique cheio enquanto tira fotografias.

Os diferentes ângulos

A fotografia urbana resume-se a criar imagens com impacto. Procure contrastes, quer sejam áreas de luz ou sombra que possam produzir imagens quase abstractas ou edifícios antigos e novos dentro do mesmo enquadramento. Vai encontrar também muitos padrões criados pelo homem, desde tijolos e pedras no chão a janelas e varandas.
Com muitos edifícios altos à sua volta, os ângulos baixos podem dar origem a fotografias interessantes, simplesmente porque está a mostrar a cena a partir de uma nova perspectiva. Para algumas destas cenas tudo o que necessita é permanecer de pé, apontando a câmara para cima. Ajoelhar-se e olhar para cima com a câmara ou até mesmo posicionar a câmara ao nível do chão ou perto pode, muitas vezes, produzir imagens com uma perspectiva mais exagerada. A utilização do ecrã LCD (em Live View [Visualização directa] com uma EOS) ajuda a alcançar este resultado.


Apagar pessoas

A menos que fotografe de madrugada, as pessoas que passam na cena que pretende fotografar podem estragar algumas das suas fotografias. Pode ser capaz de ultrapassar este problema com um filtro de densidade neutra (ND).

Estes filtros reduzem a quantidade de luz que passa através da objectiva, o que significa que o tempo de exposição aumenta para compensar. Com exposições de 20 ou 30 segundos, qualquer pessoa que passe na cena não irá permanecer num sítio o tempo suficiente para criar uma imagem e a cena de rua que vai obter vai parecer deserta.
Para este tipo de resultado vai precisar de um filtro de densidade neutra bastante extremo – um com a densidade de 3.0 é suficiente, resultando numa redução de luz em 10 pontos Isto significa que em vez de fotografar a 1/30 segundos, pode fotografar com um tempo de exposição de 32 segundos.
Vai precisar de colocar a câmara num tripé robusto para evitar movimentos durante estes tempos de exposição prolongada. No entanto, a utilização de tripés é proibida nas áreas movimentadas em algumas cidades, por isso, informe-se antes de viajar.

Imagens monocromáticas

As paisagens urbanísticas são perfeitas para fotografia a preto e branco – a remoção da cor enfatiza as formas e o contraste. Muitas câmaras da Canon também lhe permitem fotografar com tons monocromáticos, tal como Sépia ou Vermelho vivo, utilizando a função Minhas Cores. Em alternativa, pode realçar um tom em particular utilizando o modo de disparo Color Accent (Acentuação de Cor). Consulte o Manual de instruções para ver os detalhes da sua câmara.
No entanto, se tiver um software de manipulação de imagem instalado no seu computador – como o Digital Photo Professional da Canon (fornecido com todas as câmaras EOS e algumas câmaras PowerShot) – pode criar efeitos monocromáticos a partir de uma imagem a cores. Isto significa que já não necessita de se cingir a um efeito quando tira uma fotografia; pode experimentar com diferentes efeitos a partir da mesma imagem a cores original. Irá perder todos os dados de cor quando a câmara processar a imagem para ficheiros JPEG a preto e branco.


Objectivas e tripés

 

No campo, as paisagens são normalmente fotografadas com uma objectiva de ângulo amplo para capturar a visualização total. Em paisagens urbanas é muito provável que precise de uma teleobjectiva curta para isolar pequenas áreas ricas em detalhes.
O zoom de ângulo amplo e teleobjectiva da maior parte dos modelos IXUS e PowerShot da Canon é ideal para fotografias de paisagens urbanas. Tire o maior partido deste zoom para criar imagens diferentes. Com as câmaras EOS, as objectivas como a EF 28-135 mm f/3.5-5.6 IS USM ou a EF-S 18-135 mm f/3.5-5.6 IS dão-lhe a flexibilidade que necessita para este tipo de trabalho.
Enquanto que um tripé pode ajudar a manter a sua câmara estável, se não for possível utilizá-lo, uma boa alternativa é um monopé. Um monopé é um único pé extensível com a câmara colocada no topo. Este impede que a câmara se mova para cima e para baixo, embora ainda possa existir algum movimento para os lados.
Algumas câmaras digitais compactas da Canon estão equipadas com objectivas com Estabilizador de Imagem (IS) e ambas as objectivas mencionadas acima para as câmaras EOS são modelos com IS. O sistema de Estabilizador de Imagem da Canon utiliza motores com giroscópios nas objectivas para determinar o movimento e um elemento "flutuante" dentro da objectiva contraria o movimento da câmara, assegurando uma imagem estável.

Também pode reduzir os efeitos de trepidação da câmara utilizando uma velocidade de obturação mais rápida. Defina a câmara para o modo Tv (se disponível) e seleccione a velocidade de obturação de 1/250 segundos ou 1/500 segundos. Pode precisar de aumentar a definição ISO para 800 ou até mesmo para 1600 para alcançar estas velocidades de obturação em alguns níveis de luz. Definições ISO elevadas podem produzir níveis elevados de "ruído" nas imagens, mas este efeito tipo grão é, por vezes, perfeito para fotografias de paisagens urbanísticas.

Agora que já se sente inspirado, leve a sua câmara para a cidade. Explore e experimente e, depois, coloque as suas fotos preferidas na e-fotomania. No próximo mês, a sua foto pode ser apresentada com uma das melhores!


spacer
            image







Sem comentários: