Instituto Português de Fotografia


IPF
facebook twitter Google NEWSLETTER | Setembro 2014

Sobre este jornal
Nesta edição do "Contacto", além dos eventos previstos para Setembro, vamos dar notícia dos acontecimentos do Dia Mundial da Fotografia, ocorrido, como se sabe, em 19 de Agosto. É um registo pró-memória, justo pelo número de pessoas que envolveu, quer em Lisboa, quer no Porto, pela diversidade de eventos oferecidos à população e pelo êxito que alcançaram.
O Dia Mundial da Fotografia - 19 de Agosto
Os programas do IPF comemorativos do Dia Mundial da Fotografia foram elaborados com o objectivo de proporcionarem, no Porto e em Lisboa, um dia de "Fotografia para todos, todo o dia". Objectivo que parece ter ido ao encontro das espectativas do público que rapidamente ocupou as vagas disponíveis nos diversos eventos anunciados. Participaram no conjunto das actividades 300 pessoas inscritas individualmente (120 em Lisboa e 180 no Porto) a que acresce o número não registado dos familiares no retrato de família; como vai sendo habitual, "Fotografar o Amanhecer", continua a ser um desafio bem aceite: 144 participantes.
O programa anunciado chamou a atenção da comunicação escrita (referências com destaque nas revistas Sábado  e Visão, em vários jornais, designadamente Público, Expresso, Diário de Notícias e Jornal de Notícias, RTP1, com larga reportagem do Retrato de Família e, em Lisboa, da TVI e da própria TVE que, além de colherem imagens, gravoaram entrevistas a responsáveis e participantes.
A Canon apoiou a iniciativa em geral, com equipamento e materiais de impressão em todas as actividades em que se fez fotografia e aos "spoters", facultando o equipamento adequado a esta modalidade da Fotografia que vai atraindo cada vez mais pessoas.
Todos os eventos tiveram o acompanhamento de Formadores do IPF para esclarecerem dúvidas e darem sugestões e como responsáveis pelas actividades no exterior.
O sucesso desta actividade leva-nos a pensarmos já em vista ao ano de 2015.

O "Dia" no IPF Lisboa e Porto
. Fotografar o amanhecer
Nesta actividade madrugadora participaram 60 pessoas em Lisboa e 140 no Porto. O desafio há 4 anos entusiasma os fotógrafos do Porto e começa a conquistar os lisboetas. Os grupos sairam do IPF às 4h da manhã com animação que anulou a possível sonolência e dirigiu-se a pé para o miradoro de Santa Catarina, em Lisboa, e para a Ribeira, no Porto.
O evento terminou no IPF, onde os participantes foram recebidos às 8 horas com pequeno almoço e a possibilidade de imprimirem gratuitamente as suas fotografias.

. Fotografia para "Spoters"
A nova paixão de muitos fotógrafos é fotografar aviões em aproximação à pista ou no início do voo.
A Canon esteve presente facultando equipamento, além de informação técnica. No IPF foram impressas as fotografias que os participantes seleccionaram.

. O Turista Perfeito24 pessoas em Lisboa e igual número no Porto andaram pela cidade captando imagens de turistas. No final, também fotografias editadas, impressas e expostas.

Fotógrafo de FamíliaQuer em Lisboa quer no Porto foram abertas inscrições para 8 grupos sem restricções ao número de pessoas por grupo e a cada grupo foi atribuído o tempo de 45 minutos em estúdio. Cada grupo foi fotografado por um dos Formadores do IPF e cada um dos seus membros poude, depois, ser o fotógrafo do grupo, dispondo os familiares como muito bem entendeu, sob orientação técnica do formador. Não se fez registo do número total de participantes nesta actividade.
Foram impressas as imagens escolhidas pelos interessados.

. Fotografia de Outros Tempos21 participantes em Lisboa e 23 no Porto com demonstração da técnica em causa.

Fotógrafo JuniorParticiparam 12 jovens numa actividade que lhes prendeu a atenção e que os manteve no IPF muito tempo após o fim da sessão, com muitas preguntas a propósito. Todos receberam uma câmera escura em "construção para armar" em cartolina, sob ideia e realização do IPF.


Avenida 1.0
Evento do programa do IPF Porto. Mais de 35 participantes visitaram o edifício AXA, mesmo em espaços reservados, que lhes foi proporcionada pela Directora Artística desse espaço, Sr.ª Dr.ª Cláudia Melo, a quem publicamente se agradece a gentileza.
"Se gosta de alguma destas fotografias, guarde-a"
Muitas fotografias não retrato, realizadas no "amanhecer" e nos outros eventos foram coladas na fachada do IPF Lisboa e chamaram a atenção de vizinhos e passantes. Das 18 h do dia 19 às 18 do dia 20, um cartaz informava: "Se gosta de alguma destas fotografias, guarde-a". Vencida a timidez da apropriação pelo arranque em público das fotografias, a maioria delas foi desaparecendo a pouco e pouco.
"De Volta" apresenta Alejandra Franch
O programa "De  Volta", inaugura no IPF Porto, no dia 20 de Setembro às 16h, a exposição "Bello Publico", da antiga aluna do Curso Profissional, Alejandra Franch.
No jornal de Outubro a local "os "nossos" fotógrafos" será dedicada a Alejandra Franch que tem alcançado em Espanha diversas distinções.
Formadores e Formandos expõem-se
Silmara Pires, antiga aluna e antiga formadora no IPF e na Escola António Arroio, ensina na sua Oficina Fotográfica, em São Paulo. Acaba de publicar um e-book com orientações sobre o projecto de Fotografia de Autor.
http://issuu.com/oficinafoto/docs/projeto_para_fotografia_autoral_-_s/1
 
  Fotografia de Joana Santos
Curso Profissional de Fotografia
Estão abertas, em Lisboa e no Porto, as inscrições para o Curso Profissional de Fotografia com a duração de 20 meses, em três horários opcionais: 10h, 14h30 e 20h. Como habitualmente, as turmas da manhã são as mais procuradas, pelo que já têm poucas vagas. Se a sua preferência é esta turma, não deixe para amanhã a sua inscrição.
O IPF no Festival Vodafone Paredes de Coura
O IPF esteve presente neste festival de música, um dos maiores do País, com diversos projectos: a já noticiada exposição de Lara Jacinto, o projecto "Que Grande Lata" e o diário fotográfico do festival.
A "Grande Lata" foi um marco pelo elevado número de visitas, com questões sobre o IPF e seus cursos, com os mais de 1000 retratos produzidos. As reportagens fotográficas diárias apresentadas sob a forma de estendais no recinto chamaram a atenção e constituem, agora, uma importante memória do festival.
O trabalho produzido em Paredes de Coura pode ser visto no site do IPF, onde foram sendo publicadas essas reportagens.
Agradecemos à produção do festival a nossa presença e aos membros da nossa equipa êxito em que ela se transformou.

O IPF na Porto Fashion Week
Nos próximos dias 24 e 25 de Setembro o IPF, vai marcar presença no Porto Fashion Week: a nossa "Lata" vai estar lá. Venha a um dos mais carismáticos certames de moda do País e visite-nos.

Formações em Setembro
Formações em Lisboa

Curso de Fotografia Digital
(72 horas)Inicio: Dia 15, às 19h30;
Workshop de Fotografia de Estúdio (18 horas)
Inicio: Dia 15, às 19h30;
Workshop de Composição (15 horas)Inicio: Dia 17, às 10h00;
Workshop de Técnica Fotográfica (27 horas)Inicio: dia 20, às 19h30; dia 27, às 10h00;
Workshop de Retrato (24 horas)Inicio: dia 26, às 19h30; dia 7, às 10h00.

Workshop de iPhoneography básico (18 horas)
Início: dia 27, às 10h00;

Formações no Porto

Workshop de Técnica Fotográfica
(18 horas)
Início: dia 17 às 20h
Oficina de Flash portátil (3 horas)
Início: dia 20 às
Curso de Fotografia Digital (72 horas)
Início: dia 26 às 10h30, 14h30 e 20h
Workshop de Estúdio (21 horas)
Início: dia 26 às 10h e 20h
Workshop de Fotografia Documental (36 horas)
Início: dia 29 às 20h
Workshop Fotografia e Direito (7 horas)
Início: dia 30 às 19h30
Para qualquer assunto relacionado com o jornal Contacto, por favor contacte-nos pelo email ipf.contacto@ipf.pt

Sem comentários: