Instituto Português de Fotografia

IPF

facebook twitter Google NEWSLETTER | Outubro 2014


 
Fotografia Diogo Batista
 
Curso Profissional de Fotografia - 6 de Outubro
Como é habitual no início do mês de Outubro de cada ano, o IPF inicia no próximo dia 6, em Lisboa e no Porto, novo ciclo do Curso Profissional de Fotografia, um curso que prepara e abre perspectivas para a vida profissional e que também muitos procuram apenas para adquirirem competências para utilizar a Fotografia como forma de expressão pessoal.
Nesse dia 6, vamos acolher e dar as boas vindas aos novos formandos e criar para todos uma nova comunidade de são e frutuoso convívio na base do interesse comum pela Fotografia.
Atendendo à elevada procura que se tem verificado, o IPF tem agendado um conjunto de horários suplementares para o dia 27 de Outubro. Não deixe passar esta oportunidade e faça já a sua inscrição.

IPF apoia o evento "BODA F"
O IPF vai apoiar o evento Boda F, da empresa LFM Pro, que reúne um conjunto de notáveis fotógrafos do ramo da fotografia de casamento.
Nos dias 10 e 11 de Novembro, esses fotógrafos vão partilhar a sua experiência profissional com os participantes no evento que terá lugar no Museu de Serralves. Temos a satisfação de ver a participação do Fotógrafo Nelson Marques, antigo aluno do IPF-Lisboa. Para além de apoiar este acontecimento, o IPF estará presente com a iniciativa  do seu formador Miguel Falcão que falará  sobre "O Adobe lightroom e a as galerias web".
Para mais informações clique aqui.

 
Fotografia de Nelson Garrido
 
Formadores e formandos expõem-se
. Nelson Garrido, formador, expõe na Fnac do GaiaShopping, até 5 de Janeiro p.f., a exposição "De Olhos bem fechados". Sandra Silva Costa, jornalista do PÚBLICO, escreve a certo passo do texto de apresentação da exposição: "Este conjunto de imagens representa, de certa forma, uma retrospectiva do trabalho de 15 anos de Nelson Garrido no PÚBLICO. Há muito mundo nelas, vamos da Amazónia à Grécia num pulo — e o Qatar (e o futuro, parecem dizer-nos os três homens de costas) é já ali à frente —, mas há também o mundo mais pequenino de todos os dias, da demolição ao incêndio e à desoladora paisagem de prédios em esqueleto que povoa as nossas beiras de estrada. (...)" O P3 de 26 de Setembro passado foi dedicado a esta exposição.
. Nelson D´ Aires, formador, participa na exposição colectiva “Primeira Pedra", uma iniciativa do Arquitecto Paulo Moreira documentando uma proposta de intervenção no bairro Guifões, de Matosinhos, que pretende preservar “a história e autenticidade do bairro, procurando evitar as configurações padronizadas, e de certo modo estéreis, do planeamento formal”, que abre nos Passos do Concelho de Matosinhos no dia 3. Encerra no dia 21. A exposição engloba três séries fotográficas, sendo que uma delas, subordinada ao tema  "Galinha de campo não gosta de capoeira", da autoria de Nelson D´Aires. O P3 de hoje, dia 1, deu relevo à exposição e publicou fotografias dos três autores. O trabalho de Nelson D´Aires pode ser visto emhttp://www.montexisto.pt/fotografos/nelson-daires-galinha-de-campo-nao-quer-capoeira/.
. Diogo Rocha, actual formando, teve o seu trabalho "Julgamento", criado para o seu Curso Profissional de Fotografia no IPF, referênciado e reproduzido no P3 de 24 de Setembro sob o título "Quem é quem nesta roleta de mulheres?" que desafia os espectadores a atribuirem uma profissão a cada uma das mulheres retratadas.
. Arlindo de
 Carvalho, antigo formando: The New York Times publicou, na primeira página da sua edição de 10 de Setembro, uma fotografia sua.
. Ana Guedes, ainda formanda do Curso Profissional. O P3 publicou o seu trabalho "O passado é uma terra estrangeira" que pretende mostrar a ligação das pessoas que mudam de país ou de cidade aos locais que deixaram.
. Fernando Rocha, antigo formando, abre, no dia 4 deste mês de Outubro, a exposição "Bastidores", no Maiawelcome Center/Loja Interactiva de Turismo da Maia, com o patrocínio da Câmara Municipal. Pode ser visitada até ao próximo dia 26.

 
Fotografia António Pedrosa
 
 
Fotografia documental | Workshop com António Pedrosa, Master Hasselblad 2014
António Pedrosa, formador no IPF desde 2003, que foi distinguido com o prémio Master Hasselblad 2014, vai partilhar a sua experiência num workshop inteiramente dedicado à Fotografia documental.
É dirigido às pessoas com experiência na área da fotografia que pretendam desenvolver os seus projectos pessoais nesta vertente da fotografia.
Através de um discurso prático os participantes serão conduzidos pelo formador António Pedrosa a construirem as suas histórias de acordo com as linhas visuais que pretendem explorar.
Local e dia da acção: IPF Porto | 22 de Outubro
Inscreva-se aqui.

 
Fotografia de Carlos Eduardo C. S. Silva
 
 
Acções de Formação em Outubro
Em Lisboa
Workshop de Fotografia Nocturna (12h)Inicio: dia 3 às 18h00

Workshop de R
etrato
(24h)
Início: dia 4, às 10h

Workshop Adobe Lightroom (24h)Inicio: dia 11, às 10h00

Workshop de Técnica Fotográfica
(
27h)Inicio: dia 14, às 10h00 e dia 18, às 19h30 No Porto
Workshop de Técnica Fotográfica (27h)Inicio: dia 3, às 20h00
Curso de Normas ISO em Arquivo Fotográfico e Multimédia (54 h)Início: dia 10, às 20h00
Oficina de Fotografia Nocturna (3 h)Início: dia 10, às 20h00
Workshop de Photoshop para Fotografia (51 h)Início: dia 13, às 20h00
Workshop de Fotografia de Moda (36 h)
Início: dia 18, às 20h00
Workshop de Processos Alternativos (15 h)Início: dia 25, às 14h30
Oficina de Estúdio em Casa (3 h)
Início: dia 25, às 14h30

Workshop de Fotografia de Documental (36 h)
Início: dia 22, às 20h00

Sem comentários: