TUTORIAIS

Tutoriais: Fotografias de retrato de Natal

Fotografias de retrato de Natal

O Natal e o Ano Novo envolvem várias reuniões familiares e de amigos, altura ideal para praticar as fotografias de retrato e capturar algumas fotografias memoráveis.
 

O que faz um excelente retrato? Não existem regras fixas mas podem seguir-se algumas sugestões úteis. Este tutorial aborda:
• Fotografias espontâneas
• Retratos de família formais
• Utilizar o temporizador e os telecomandos
• Fotografia com flash
• Utilizar a luz ambiente
• Composição
Câmara simples
Uma forma simples de começar é tirar fotografias espontâneas. É possível obter expressões naturais das pessoas quando estão atentas a outras coisas. Não é necessário esconder o facto de que está a tirar fotografias. Na verdade, é muito melhor mostrar a câmara para que todos saibam que está a tirar fotografias. Passado algum tempo, as pessoas estarão à vontade e continuarão a agir normalmente.
No Natal, por exemplo, pode fotografar as pessoas enquanto abrem os presentes, a jogar, a preparar refeições ou até a lavar a louça.
Famílias formais
Não perca a oportunidade de tirar uma fotografia de grupo em família. Essa fotografia será uma das fotografias a incluir no álbum de família para mais tarde recordar.
Se pretender uma fotografia com um estilo mais antigo, coloque cadeiras para os avós no centro da fotografia e os filhos atrás deles em pé. Os netos podem ficar em qualquer um dos lados ou sentados em frente. Se já tiver alguma fotografia de grupo em família antiga, seria engraçado tentar copiar a disposição e as poses. É possível imprimi-las de imediato.
Temporizador
Em muitas fotografias de grupo em família fica a faltar uma pessoa – o fotógrafo. É possível contornar esta situação. As câmaras Canon estão equipadas com um temporizador. Quando assim definido, ao pressionar o botão do obturador a exposição é atrasada em 10 segundos. Este tempo é suficiente para que se possa juntar ao grupo em frente à câmara. As câmaras PowerShot e IXUS mais recentes, como a IXUS 1000HS, tornam esta tarefa ainda mais fácil devido à função de Detecção de piscar de olhos, que captura uma fotografia 2 segundos após detectar um piscar de olhos!
De preferência, a câmara deve encontrar-se montada num tripé. No entanto, qualquer outra superfície sólida é adequada. Pode aumentar o zoom da objectiva e compor a imagem, lembrando-se sempre de deixar espaço caso pretenda juntar-se ao grupo. Na maioria das vezes a câmara focará automaticamente e dará a exposição correcta. Por vezes, é melhor mudar para a focagem manual (se disponível) e ajustar a objectiva antes de premir o botão do obturador, garantindo assim que a focagem está centrada na parte mais importante do cenário.
Telecomando
A utilização do temporizador em fotografias de grupo impossibilita o controlo do momento em que a fotografia é tirada. Por conseguinte, as pessoas antecipam a exposição e fazem um sorriso forçado ou são apanhadas de surpresa.
Algumas câmaras Canon EOS possuem um receptor de infravermelhos incorporado que funciona com o telecomando RC-6 Canon. Pode apontar o telecomando para a parte dianteira da câmara e premir o botão para accionar o obturador. Aponte e prima o botão e, em seguida, mova a sua mão para baixo de forma a esconder o telecomando antes de a fotografia ser tirada. Dois segundos depois, a fotografia é tirada.
O pequeno atraso dá às pessoas menos tempo para fazer um sorriso forçado e permite tirar a fotografia quando todos estão prontos.
Fotografia com flash
Muitas das fotografias festivas em família são tiradas em interiores. Em condições de pouca luz, a maioria das câmaras Canon accionarão automaticamente o flash incorporado. Por vezes, o flash incorporado pode dar origem a sombras de fundo acentuadas. Para evitar este problema, deve manter o motivo afastado de paredes ou cortinas de cores claras.
 

Se utilizar uma Canon EOS (ou Powershots seleccionadas) e uma unidade de flash Canon Speedlite pode utilizar o Canon Off-Camera Shoe Cord. Isto permite que a unidade de flash seja utilizada a alguma distância da câmara. Se a segurar acima e ao lado da câmara conseguirá uma melhor iluminação para o retrato. Com a focagem automática, é relativamente fácil segurar e disparar a câmara com a sua mão direita enquanto segura o Speedlite com a sua mão esquerda.

 

Luz ambiente
Pode não ser necessário utilizar o flash. As câmaras digitais são bastante boas a fotografar em condições de pouca luz ambiente, seja luz do dia vinda de uma janela ou luz artificial. É possível alterar a definição ISO de forma a aumentar a sensibilidade da câmara à luz. Todas as câmaras digitais Canon oferecem uma sensibilidade ISO 1600 e a EOS-1D Mark IV topo de gama oferece até 102400!
A desvantagem de utilizar velocidades ISO elevadas pode ser maior "ruído". As câmaras Canon utilizam uma tecnologia avançada de redução de ruído de forma a minimizar o efeito. Tire algumas fotografias com velocidades ISO elevadas para verificar se os resultados são aceitáveis.
Em cenários de luz ambiente, a câmara poderá definir uma velocidade do obturador bastante lenta. Tenha isto em atenção. Se a velocidade do obturador descer abaixo de cerca de 1/60 segundos, poderá ser necessário utilizar um tripé ou apoiar a câmara numa mesa ou nas costas de uma cadeira. Será também necessário pedir à pessoa fotografada que se mantenha imóvel enquanto a fotografia é tirada.
Composição
Quando fotografamos apenas uma pessoa, temos tendência para a posicionar no centro da moldura. No entanto, obtêm-se melhores resultados quando a posicionamos afastada do centro, obtendo, desta forma, uma imagem mais dinâmica. Observe como as personagens são representadas nas séries de televisão para obter sugestões sobre a composição de retratos.


Um retrato não tem de mostrar a cabeça e os ombros. Recue de forma a posicionar a pessoa no seu ambiente. Um gabinete, uma sala de trabalho ou uma cozinha podem dizer tanto sobre uma pessoa como o seu rosto. Ou aproxime-se de forma a focar a câmara nos olhos e na boca.
Acima de tudo, experimente. Pode verificar as suas fotografias digitais directamente no LCD, eliminar as menos bem conseguidas e visualizar as restantes.

 Se tiver uma câmara nova, o Natal e o Ano Novo são excelentes alturas para aprender a utilizá-la. Se já tiver uma câmara, não se esqueça de a utilizar para capturar os grandes momentos. Siga os conselhos deste tutorial, tire fotografias fantásticas e coloque as suas favoritas na e-fotomania.

Sem comentários: