TUTORIAIS

Fotografias de Outono
O Outono é a estação para explorar a fotografia a cores. Com a sua vasta gama de cores - rica paleta de castanhos, salpicos de vermelhos, vestígios de amarelos e toques de verdes - as fotografias de Outono têm muito para oferecer ao fotógrafo.
 

Para ajudá-lo a capturar o que de melhor tem o Outono, este tutorial aborda:
• ‘Minhas Cores’ (Minhas Cores) e ‘Picture Style’ (Estilo de imagem)
• Equilíbrio de brancos
• Filtros polarizadores
• Sugestões de motivos fotográficos

Minhas Cores
O menu ‘My Colors’ (Minhas Cores) (modelos IXUS e PowerShot) oferece um vasto número de opções de controlo da cor das fotografias. De modo geral, a definição ‘Neutral’ (Neutro) proporciona as cores mais precisas, apesar de estas aparecerem embaciadas quando visualizadas num ecrã de computador. Se pretender dar vida às imagens das folhas de Outono, experimente utilizar a definição ‘Vivid Red’ (Vermelho Vivo).
‘Minhas Cores’ (Minhas Cores): ‘Neutral’ (Neutro), ‘Vivid Red’ (Vermelho Vivo)
Teste primeiro as definições de ‘Minhas Cores’ (Minhas Cores) fotografando uma cena com ‘Neutral’ (Neutro) e depois com uma ou mais das outras opções. Em breve, fica a saber quais as definições que melhor se adaptam aos seus motivos favoritos.
Picture Style
As câmaras EOS utilizam as definições ‘Picture Style’ (Estilo de imagem) para controlar as cores. ‘Landscape’ (Paisagem) proporciona azuis e verdes vivos. Não há predefinição equivalente a ‘Vivid Red’ (Vermelho Vivo) para as fotografias de Outono, mas o software ‘Picture Style Editor’, disponível no CD fornecido com a câmara, permite-lhe criar as suas próprias definições personalizadas.
 
É possível fazer o download de outros ficheiros de estilos a partir do CANON iMAGE GATEWAY. Actualmente, estão disponíveis sete novos ficheiros de ‘Picture Style’, incluindo ‘Autumn Hues’ (Tons de Outono). Esta definição satura os vermelhos e os amarelos, de modo a proporcionar cores vivas, equilibrando-as com os azuis e os verdes.
No máximo, podem ser transferidos três ficheiros ‘Picture Style’ adicionais – criados pelo utilizador ou pela Canon – para uma câmara EOS compatível, prontos a usar com qualquer motivo.
‘Picture Style’ (Estilo de imagem): ‘Neutral’ (Neutro), ‘Autumn Hues’ (Tons de Outono)
Processamento posterior da imagem
Em alternativa, fotografe com a definição neutra de ‘My Colors’ (Minhas Cores) ou ‘Picture Style’ (Estilo de imagem) e processe as imagens no computador mais tarde. O software Canon Digital Photo Professional, fornecido com as câmaras EOS e com algumas câmaras PowerShot, facilita não só a alteração da saturação e do tom das imagens, como também de outros parâmetros. Se a sua câmara conseguir fotografar para ficheiros RAW, será melhor utilizar esse formato se pretender realizar muitas alterações pós-exposição, embora também seja possível alterar imagens JPEG. Os tipos de ficheiros RAW e JPEG são definidos através de um dos ecrãs de menu da câmara; consulte o manual para obter mais informações.
O equilíbrio certo das cores
O equilíbrio de brancos, tal como o próprio nome sugere, ajusta as definições de cor da câmara de modo a que os objectos brancos sejam gravados com a cor branca exacta na imagem, seja qual for a iluminação.
O nosso cérebro compensa automaticamente as mudanças na iluminação, pelo que uma folha de papel apresenta a mesma cor independentemente de a vermos à luz do dia ou com iluminação artificial em interiores. A função de equilíbrio de brancos corrige esse mesmo problema na câmara Canon.
Na maioria das vezes, a definição Auto White Balance (Equilíbrio de brancos automático) proporciona excelentes resultados; no entanto, o equilíbrio de brancos para ‘Cloudy’ (Nublado) nos dias mais cinzentos de Outono destaca as cores que tem à sua frente. Teste as diferentes definições com o mesmo motivo, para determinar a que mais lhe agrada.
Filtrar os resultados com um polarizador
Um filtro polarizador pode alterar algumas cores, mas não tem uma cor própria. Tal como o próprio nome sugere, funciona através do controlo da luz polarizada.
A luz do sol não é polarizada – as ondas de luz estão todas a diferentes ângulos em relação ao eixo (direcção) da luz. Contudo, se essa luz for reflectida numa superfície não-metálica, as ondas ficam ordenadas e agrupadas no mesmo ângulo em relação ao eixo.
Dependendo da forma como o filtro polarizador for rodado, bloqueia a maior parte da luz polarizada, permitindo a passagem de apenas alguma ou de toda. A luz reflectida nas flores e folhas é polarizada, pelo que um filtro rodado para bloquear a luz polarizada reduz a quantidade de luz reflectida nessas superfícies, aumentando a saturação das suas cores.
Mas é preciso ter algum cuidado, pois um filtro polarizador bloqueia os reflexos, pelo que as superfícies brilhantes parecem perder o seu brilho. Pode também fazer com que as folhas em fotografias pareçam ter um aspecto ‘plano’.
                                                                                                                          Estúdio de Outono
Não há falta de motivos de Outono para a sua câmara. É a melhor altura do ano para fotografar muitas paisagens rurais, especialmente as com sombras de árvores.
 
Procure exemplos em parques locais e esteja pronto a disparar assim que as cores mudem. As folhas amarelas, verdes e vermelhas podem estar à vista apenas durante alguns dias antes de começarem a cair. No entanto, as folhas caídas podem também constituir bons motivos para a câmara. Encha o enquadramento com uma mancha de folhas aos seus pés ou aproxime-se para focar apenas uma ou duas folhas atractivas e coloridas.
O pôr-do-sol de Outono é muitas vezes esplendoroso. Tire várias fotografias com diferentes exposições (por exemplo, utilize uma velocidade fixa do obturador e dispare com diversas definições de abertura). Não há nenhuma exposição ‘correcta’ para um pôr-do-sol – é possível escolher o resultado de que mais gosta e eliminar as restantes tentativas. Não se esqueça de definir o equilíbrio de brancos para luz do dia, de modo a garantir que não perde todo o fulgor das cores douradas.

O Outono proporciona também uma diversidade de motivos para fotografias de naturezas mortas. Coloque uma mesa junto a uma janela no interior de uma divisão. Faça uma composição com folhas caídas, fruta fresca, flores ou outros motivos. Pode introduzir motivos feitos pelo homem, como pratos, travessas e vasos. Coloque uma folha grande de papel colorido como fundo. E, de repente, tem um estúdio para fotografias de interior, iluminado por luz natural. As oportunidades são infinitas – e à sua disposição seja qual for o tempo lá fora.
Entrar na Galeria Agora que aprendeu mais acerca de fotografias de Outono, pegue na câmara e comece a disparar! Teste com as definições ‘My Colors’ (Minhas Cores) ou ‘Picture Style’ (Estilo de imagem), ajuste o equilíbrio de brancos e experimente um filtro polarizador. Analise as fotografias tiradas e coloque as suas favoritas na Galeria. No próximo mês, a sua foto pode ser apresentada com uma das melhores!

Sem comentários: