Dicas que lhe podem ser úteis

As histórias por detrás das fotografias
Veja a história de Chad Powell por trás das suas deslumbrantes imagens das estrelas sobre as praias da maior ilha de Inglaterra, fotografadas utilizando uma Canon DSLR 6D.
As histórias por detrás das fotografias - Canon
© Galactic Rainbow por Chad Powell – Canon EOS 6D
O sítio onde eu vivo na Ilha de Wight deve ser um dos melhores lugares no sul do Reino Unido para a astrofotografia. A sua localização a sul e as cidades relativamente pequenas permitem que os céus não estejam tão obstruídos pela poluição luminosa, em comparação com a maioria do Reino Unido. Isto permite uma excelente visualização do céu escuro e da Via Láctea durante os meses certos do ano, idealmente entre maio e agosto.
Esta parte específica da Ilha de Wight fica próxima da parte mais a sul da ilha; o farol de St Catherine (visto como um brilho branco no extremo direito).
As histórias por detrás das fotografias - Canon
© Chad Powell – Canon EOS 6D
Esta área, conhecida por Castle Haven, fica a vários quilómetros de distância da cidade mais próxima, que pode ser vista como um brilho extremamente intenso no lado esquerdo, fazendo com que a parte inferior da Via Láctea desapareça. Apesar disto, a Galáxia de Andrómeda continua a ser visível como uma mancha, por cima da intensa poluição luminosa. 180 graus à direita, o centro galáctico, a parte mais brilhante da Via Láctea, resplandece.
Esta visão incrível, pouco visível ao olho nu, pode ser totalmente apreciada utilizando uma ISO elevada e exposição longa na minha Canon 6D. Também é necessária uma abertura grande, de forma a recolher a quantidade máxima de luz para o sensor.
As histórias por detrás das fotografias - Canon
© Chad Powell – Canon EOS 6D
Numa noite límpida, quando olha para o céu, o máximo que pode ver a partir de qualquer sítio no planeta Terra são, aproximadamente, 2500 estrelas.  A Via Láctea continua a ser visível a olho nu em áreas do céu escuro, mas apenas parece ser uma tira branca esbatida no céu, o que continua a ser uma visão incrível de contemplar. Porém, uma câmara DSLR consegue ver muito mais do que o olho humano.
Antes de ter pegado numa câmara, nunca pensei ser possível tirar fotografias desta maneira sem viajar para áreas de pouca iluminação, como a Nova Zelândia ou África. É uma sensação incrível poder partilhar as minhas fotografias com outras pessoas, e fazer com que estas percebam melhor aquilo que podem ver em áreas de menor poluição luminosa aqui, na Grã-Bretanha.
As histórias por detrás das fotografias - Canon
© Chad Powell – Canon EOS 6D
A maioria das minhas fotografias são exposições individuais tiradas em formato RAW, que capta mais detalhes do que o formato JPEG. Em seguida, utilizo o Lightroom, um programa de edição, para realçar o contraste e os brancos na imagem.
Esta imagem particular é composta por mais de 50 fotografias tiradas na vertical e, em seguida, coladas utilizando software para atingir uma vista extremamente ampla e próxima de 360 graus da Via Láctea, a qual retrata a forma de um arco-íris.
As histórias por detrás das fotografias - Canon
© Chad Powell – Canon EOS 6D
Usei uma Canon 6D com uma lente Canon 20 mm f/2,8 e uma exposição de 25 segundos, em conjunto com uma colagem de 50 imagens, para obter uma vista aproximada dos 360 graus.

Sem comentários: