Instituto Português de Fotografia


IPF
facebook twitter Google NEWSLETTER | Dezembro 2014
A norma NP 4459 - Vocabulário da Fotografia
Em 2008 o Instituto Português da Qualidade homologou como norma NP 4459-1, depois de o facultar a apreciação pública, um projecto de vocabulário para a área da Fotografia, da autoria do IPF. Por força das regras aplicáveis, essa norma teve que ser objecto de reapreciação interna, o que foi feito pela Comissão Técnica 174, que garante ao IPF o compromisso inerente ao seu reconhecimento, pelo IPQ, como Organismo de Normalização Sectorial (ONS) para a área da Fotografia. O trabalho realizado sob orientação do presidente da referida comissáo, o Formador António Manuel Morais, resultou numa nova versão em que os cerca de 2000 vocábulos da versão de 2008, passaram a cerca de 7000, na ambição de abranger tudo o que mesmo longínquamente se relacionasse com a Fotografia. É, assim, uma obra ímpar não só no meio português como internacionalmente. O IPF agradece aos membros da CT 174 o seu empenho na obra realizada e solicita a todo público intressado na Fotografia que, nas suas áreas de interesse, consulte essa obra e apresente as propostas que entender para melhoria do seu texto.
Acesso ao projecto do novo texto:
http://www1.ipq.pt/pt/normalizacao/inquerito_publico_projeto_norma/Pages
/Projectos_Norma_em_Inquerito.aspx
© Carla Andrade
O IPF recebe exposição do Outono Fotográfico
Ao abrigo da parceria estabelecida entre o IPF e o festival de "Outono Fotográfico", da Galisa, o IPF  apresentou a exposição de Lara Jacinto e, agora, tem o prazer de receber nas suas instalações do Porto a exposição da fotógrafa galega Carla Andrade.
Será inaugurada na galeria do IPF-Porto no 12 pelas 19h e pode ser visitada até ao dia 11 de Janeiro de 2015.
© António Pedrosa
António Pedrosa vencedor da Bolsa Estação
Imagem 2013
O formador António Pedrosa, vencedor da Bolsa do prémio Estação Imagem, inaugura em Lisboa no próximo dia 12, às 19h, a exposição Caça Grossa. Local: Salão Nobre da Casa da Imprensa, sita na Rua da Horta Seca, 20. Encerra no dia 16 de Janeiro de 2015.
Luísa Baeta - o prémio maior na Bienal de
 Vila Franca de Xira
Luísa Baeta - formadora, que foi uma das representações instutucionais do IPF na Bienal, obteve o prémio maior da 13ª edição da Bienal com com um conjunto de fotografias do Patacão envolto em nevoeiro cerrado.
+info
Exposição do Projecto Troika em Porto
e Lisboa
O Projecto Troika procurou durante um ano e meio retratar a situação de crise em Portugal. Agora, termina-o com a apresentação de uma exposição e de um livro. A inauguração no Porto é no dia 12 às 21h30 no edifício AXA.
Em Lisboa esta apresentação é no dia 13 também às 21h30, na Fábrica do Braço de Prata.
Da equipa que lançou este projecto fazem parte notáveis fotógrafos do País. O IPF tem o gosto de ver fazer parte desse grupo os Formadores António Pedrosa e José Carlos Carvalho e a antiga Formanda Lara Jacinto.

+info
De Volta
O projecto "De Volta", criado com o objectivo de consagrar antigos alunos que, depois de terminada a sua formação, continuaram a desenvolver projectos fotográficos, oferecendo-lhes a sua galeria, encerrou agora a sua primeira edição. Na nossa opinião, o projecto alcançou esse objectivo e, sobretudo, obteve reconhecimento público quer na opinião pública, quer nos meios da comunicação social, quer na comunidade escolar.
O IPF deseja renovar os seus agradecimentos à empresa Dreambooks acreditou na iniciativa e disponibilizou todos os meios para a produção das obras fotográficas que foram expostas e ao formador António Pedrosa ter comissariado esta iniciativa do Departamento de Projectos externos do IPF.
O IPF também participa na troca de prendas
de Natal
Este Natal o IPF, além de desejar a todos os leitores Boas Festas, também deseja participar na troca de prendas. Assim, na compra de um cheque-prenda, o IPF oferece um outro de igual valor. Veja as condições desta campanha em ipf.pt.
Boda F - Sessão fotográfica com
Rita Pereira
No passado dia 09 de Novembro o IPF Porto teve o prazer de receber o fotógrafo Everton Rosa, orador convidado do BODA F - Portugal, para uma sessão de fotografia com a modelo-noiva Rita Pereira.
Esta sessão aconteceu ao abrigo da parceria estabelecida entre o IPF e o evento BODA F, que foi promovido pela empresa Dreambooks PRO, do grupo LFM Corporate.
Veja aqui o making-off da sessão.
© Alejandra Franch
Curso Avançado em Janeiro
Para todos os que seguem o lema "ano novo vida nova" o IPF como vem sendo habitual tem a solução.
Começar 2015, com a concretização de um sonho ou um novo projecto de vida será para muitos um objectivo. No IPF de Lisboa e Porto, temos para si o Curso Avançado de Fotografia que vai capacitá-lo com os conhecimentos estruturais para poder abraçar os seus projectos nesta área.
Não espere por 2016 para concretizar um sonho antigo.

+ informações em ipf.pt
Formadores e Formandos expõe-se
. Inês Pinheiro - antiga formanda, vencedora do Prémio da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira em 2012, expõe o trabalho "Janelas de Pó" de 15 Novembro a 22 de Fevereiro de 2015 no Museu do Neorealismo, em Vila Franca de Xira.
+info

. Diogo Baptista - antigo formando, venceu o prémio Jovem revelação do Concurso de Fotografia do Município do Barreiro.
+info

. Tami Itabashi - formanda, expõe numa colectiva de fotografia "Cinco Pontos de Vista " de 8 de Novembro a 9 de Janeiro, na Galeria Pentágono, no Porto.
+info
. Pedro Simões Esteves - antigo formando, galardoado com uma menção honrosa, no Concurso de Fotografia da Murtosa com o trabalho “Arte Xávega”.
+info

. Ana Catarina Pinho - antiga formanda do IPF-Porto, apresenta uma exposição "Broken Ground" no Museu da Imagem de Braga. Pode ser vista no Museu da Imagem até 04 de Janeiro 2015.
+ info

Sem comentários: