Instituto Português de Fotografia

IPF

facebook twitter Google NEWSLETTER | Janeiro 2015


 
  © Helena Flores 
 Helena Flores - A distinção maior no Prémio "Novos Talentos Fnac Fotografia 2014"
. Helena Flores, enfermeira de profissão e formanda do Curso Profissional de Fotografia no IPF Porto, foi distinguida, de entre outros 174 concorrentes, com o prémio maior do Concurso "Novo Talento Fnac Fotografia 2014" com o seu trabalho "Luz Interior", onde aborda a cegueira através da forma como uma invisual explorou as esculturas contemporâneas do Parque de Serralves, no Porto, e as transmitiu em desenhos, onde a escuridão dá lugar à luz.
Luz Interior é um misto de fotografias e desenhos feitos por Ana, invisual desde o nascimento, que transmite o que “vê” e sente com os outros sentidos em desenhos criados a linhas brancas em folhas de papel negro, “provando que a imagem e a memória dependem tanto destes como da visão”, como escreve Helena Flores.

 
  © Rita Pinheiro Braga   
  Rita Pinheiro Braga - Menção honrosa no Prémio "Novos Talentos Fnac Fotografia 2014"
. Rita Pinheiro Braga, licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e com o curso profissional de fotografia pelo Instituto Português de Fotografia, Formadora no IPF Porto, foi distinguida com menção honrosa no Concurso "Novo Talento Fnac Fotografia 2014" com o trabalho "A Água da Luz".
A Água da Luz é um projecto fotográfico que cruza histórias de vida: a dos moradores da nova Aldeia da Luz, aldeia que vive na região do Alqueva, e que a autora conheceu em Abril deste ano, com a sua própria vida. Com este trabalho, ao mesmo tempo em que procura explorar a memória e identidade dos luzenses, procura também tornar-se espectadora dos seus sentimentos face à sua vida, construindo uma narrativa em que projecta as suas emoções, relacionadas com uma transitoriedade emocional que efectua, para a aldeia, suas paisagens e pessoas, como escreve Rita Pinheiro Braga.
 

 
 © Inês Tavares da Rosa
   Abertura do Curso Profissional e do Curso Avançado de Fotografia
Estão abertas as inscrições para o Curso Profissional de Fotografia com início marcado para o próximo dia 19 em Lisboa e 26 no Porto. É um curso com a estrutura e a duração habitual e com aulas de 2ª a 6ª feira, no horário da tarde (14h/18h) no Porto e em Lisboa.
Também o Curso Avançado abre na mesma data. É um compromisso de formação mais curto do que o do Curso Profissional, mas que permite, no seu termo, o ingresso no 2º ano do Curso Profissional. É, portanto, adequado às pessoas que gostando de Fotografia, não têm à partida, seja por razões económicas, seja por dúvidas nas opções de futuro, clara opção por uma formação mais completa.

Outras formações anunciadas

em Lisboa:

Curso de Fotografia Digital 
(72h)
Início: Dia 12 às 19h30
 
Workshop Composição (15h)
Início: dia 12 às 10h00 e às 19h30
 
Workshop de Técnica Fotográfica (27h)
Início: dia 14 às 10h00 e às 19h30
 
Workshop Adobe Lightroom (24h)
Início: dia 17 às 10h00
 
Workshop de Retrato (24)
Início: dia 17 às 19h30


no Porto

Curso de Fotografia Digital (72h)

Início: Dia 30 às 20h00
 
Workshop de Técnica Fotográfica (18h)
Início: dia 14 às 20h00 (horário semanal)
Início: dia 30 às 20h00 (horário fim de semana)
Workshop Adobe Lightroom (24h)
Início: dia 17 às 10h00
 
Workshop de Retrato (21h)
Início: dia 24 às 10h00
Workshop de Photoshop (51h)
Início: dia 26 às 20h00

Workshop de Fotografia e Direito (7h)
Início: dia 27 às 20h00

Sem comentários: