TUTORIAIS

Tutoriais: Composição fotográfica

Existem muitas sugestões, directrizes e técnicas sobre composição. A compreensão destas irá ajudá-lo a criar boas fotografias e também o ajudará a compreender quando quebrar as regras proporcionará um impacto mais forte.
Picture_Tutorial_img1
© Michael Norton 2011, EOS 7D

A composição fotográfica é a arte de encontrar um ponto de vista a partir da câmara que coloque todos os elementos do motivo em posições visualmente estimulantes dentro do enquadramento. Este tutorial irá descrever as técnicas mais úteis e mais utilizadas para melhorar as fotografias.
• Recortar o plano de fundo
• Um ponto de vista diferente
• Próximo e distante
• Pontos de fuga
• A linha "em S"
• A regra dos terços
• Retrato ou paisagem
• Ao mesmo nível
A composição é tanto sobre o facto de excluir itens como de os incluir. Muitos fundos beneficiam com o facto de serem recortados, outros da aproximação ao motivo principal ou da ampliação do zoom. Desde o ângulo ultra amplo de 8 mm até à super teleobjectiva de 800 mm, as objectivas 60+ da série EF oferecem-lhe uma vasta gama de possibilidades para a EOS.

Recortar tem duas finalidades. Em primeiro lugar, elimina objectos ou fundos indesejados e que distraiam. Em segundo lugar, permite-lhe preencher o enquadramento com o motivo principal. Na realização de retratos, isto significa que poderá apresentar apenas o rosto da pessoa.
Não se esqueça de que o espaço circundante e o fundo podem ajudar a compor o carácter de uma pessoa. Poderá apresentar a pessoa no seu ambiente – um escritor numa secretária, por exemplo, um pianista ao piano ou um fotógrafo a utilizar uma câmara.
Um ponto de vista diferente
Quando surgir uma oportunidade para tirar uma fotografia, pare um segundo para ter em consideração o seu ponto de vista. A melhor vista é a partir da esquerda ou da direita? Irá o motivo parecer mais imponente se a câmara disparar de um nível mais baixo? Deitar-se no chão e disparar para cima é uma boa forma de dar impacto à imagem.
Picture_Tutorial_img2
© Fabrizio Zucchi 2011, EOS 3
Poderá também deslocar-se para locais mais elevados e realizar um disparo para baixo para fotografar uma paisagem. Nas cidades, poderá subir a um campanário ou fotografar a partir do telhado de um parque de estacionamento com vários andares. Olhe à sua volta para encontrar as oportunidades que os outros irão perder.

Próximo e distante
As fotografias poderão parecer aborrecidas se não houver um sentido de escala e profundidade. Um modo de ultrapassar isto e adicionar interesse à imagem, é utilizando um motivo em primeiro plano.
Imagine que se encontra numa praia a fotografar as falésias do outro lado da baía. Se permanecer de pé enquanto tira a fotografia, o primeiro plano irá provavelmente parecer completamente vazio. Mas se se deitar na areia e incluir uma pequena rocha ou uma alga como motivo de primeiro plano, irá acrescentar uma maior profundidade e produzir uma cena mais dinâmica.
Uma abordagem drástica para aumentar a percepção de profundidade numa fotografia, é a utilização de objectivas com inclinação e desvio numa câmara EOS. A EOS 60D e a EOS 600D possuem um modo de Efeito Miniatura. Estas duas abordagens transmitem uma profundidade de campo muito pequena (a área focada), o que dá a sensação de miniaturização.
Pontos de fuga
A perspectiva tem um papel muito importante na composição. Imagine que se encontra num plano superior a olhar para uma via-férrea recta não utilizada. A distância entre os carris parece diminuir à medida que estes ficam mais distantes. As linhas de convergência atraem o olhar em direcção à cena.
Tutorial_Fotografias_img3
© Jonathan Jamar 2011, EOS 50D
Conseguirá um resultado idêntico se virar a câmara para cima para fotografar um edifício alto. Os lados do edifício parecem estar a aproximar-se um do outro, um efeito chamado verticais convergentes. Se não pretender que isto aconteça, tem de recuar até uma distância suficiente para manter a câmara ao nível do chão. O movimento de desvio das objectivas com inclinação e desvio ajuda a corrigir as verticais convergentes a partir de uma distância mais curta.

A linha "em S"
Outra importante ajuda à composição é a linha "em S". Imagine um rio a aparecer em primeiro plano e a desaparecer em forma de "S". O seu olhar irá instintivamente seguir a linha em direcção à imagem. O "S" pode ser uma estrada, uma linha de colinas ou um padrão de um motivo em grande plano. Esteja atento e quando encontrar uma linha em "S" utilize-a nas suas composições.

A regra dos terços
Imagine a sua fotografia dividida em nove rectângulos por duas linhas verticais e duas horizontais, à mesma distância. Se colocar o motivo principal numa das quatro intersecções, a imagem terá, provavelmente, um aspecto equilibrado.
As câmaras EOS com Live View (Visualização directa) possuem a opção de adicionar uma grelha, para que possa visualizar a grelha da regra dos terços no ecrã LCD.


Retrato ou paisagem
Pode segurar a câmara de modo a que a parte mais longa fique paralela ao chão (formato horizontal ou paisagem) ou girar a câmara 90° para que a parte mais curta fique paralela ao chão (formato vertical ou retrato). No entanto, podem ser fotografadas paisagens fantásticas no formato de retrato e muitos retratos são fotografados no formato de paisagem.
Picture_Tutorial_img4
© Karel Renders 2011, EOS 50D
Certifique-se de que faz uma boa utilização de ambos os formatos. Muitos fotógrafos acham mais confortável segurar a câmara no formato de paisagem e raramente tiram fotografias no formato de retrato. Coloque a si próprio o pequeno desafio de fotografar motivos seleccionados em ambos os formatos, paisagem e retrato. Não será possível utilizar as mesmas composições para os dois, faça experiências e descubra que disposição funciona melhor.
Ao mesmo nível
Ao fotografar paisagens, rurais ou urbanas, é importante manter a câmara nivelada. Horizontes inclinados para a esquerda ou para a direita são um pouco confusos. A EOS 7D e a 60D possuem níveis electrónicos incorporados. Estes são apresentados no visor e no ecrã LCD para o ajudar a posicionar a câmara.
No entanto, todas as câmaras podem ser niveladas utilizando o nível de bolha de ar que se encontra em alguns tripés ou um nível de bolha de ar adicional e económico que se pode colocar na sapata de acessórios. Em alternativa, estão disponíveis aplicações para smartphones que executam esta função.
Entrar na Galeria
Ao seleccionar fotografias para a Galeria You Connect, uma boa composição é um dos critérios-chave de selecção. Agora que leu este tutorial, já conhece muitas das técnicas simples que farão a diferença. Leve a sua câmara para o exterior e tire fotografias; as próximas fotografias da Galeria irão ser seleccionadas com base na composição, não no motivo. Seleccione as suas preferidas e coloque-as na Galeria. No próximo mês, a sua fotografia pode ser apresentada como uma das melhores!

Sem comentários: