Instituto Português de Fotografia

IPF

facebook twitter Google NEWSLETTER | Março 2015


 
 
Fotografia de Rebeca Bonjour
Formadores e Formandos expõem-se
. Bruno Guerreiro, Mariana Teixeira da Mota e Cheila Cunha, antigos formandos do IPF, participam na exposição colectiva "All We Need Is Love" apresentada no estabelecimento "Art Embassy", sito na Praça do Príncipe Real, nº 26, Lisboa. Pode ser visitada até ao dia 18 deste mês.
. Helena Flores, vencedora do concurso Novos Talentos Fnac Fotografia 2014, como noticiámos no jornal de Janeiro, tem o seu trabalho "Luz Interior" exposto na Fnac de Santa Catarina, Porto, até ao mês de Maio e foi entrevistada por Francisco Puñal Suárez para o jornal galego NOVAS DO EIXO ATLÂNTICO, do mês de Fevereiro. São duas páginas profusamente ilustradas que podem ser enviadas por mail a quem o solicitar pelo endereço remetente deste jornal, onde o entrevistador apresenta a fotógrafa da seguinte maneira: "Helena Flores é uma mulher de sorte enfrentando desafios todos os dias. A vida oferece-lhe duas maneiras de encarar a realidade. Além de exercer a bela profissão de enfermeira, para ela tirar fotos é uma necessidade vital. Mãe e esposa, é também uma artista. Helena ganhou o Prémio Novo Talento FNAC Fotografia 2014 com seu ensaio sobre a cegueira, “Luz interior".(helenaflores.photography)
. Helena Garcia,antiga formanda e formadora no IPF, apresenta em Évora, na igreja de São Vicente de Fora, a exposição "O Tempo Suspenso". Pode ser visitada até ao dia 20 deste mês.
. Rita Pinheiro Braga, actual Formadora expõe na Fnac do MarShopping até 24 de Maio, A ÁGUA DA LUZ  "um projeto fotográfico que explora a memória e a identidade dos moradores da Aldeia da Luz através de um cruzamento de histórias de vida, retratando os sentimentos da autora face a este lugar". Este projecto ganhou uma Menção Honrosa no Prémio Novo Talento FNAC Fotografia 2014.(ritapbraga.com)
. Nem só de Fotografia vivem os Fotógrafos. Daniel Camacho lançou, na Fnac do MarShopping o seu primeiro livro de poesia livro [PARÊNTESIS RECTOS]. Nele partilha algumas das suas vivências, escrevendo para criar imagens, para imaginar histórias e acreditando que a vida é uma imensa ilusão.
. Rebeca Bonjour antiga Formanda, abre no dia 14 uma exposição subordinada ao tema "Casa Só". É na Casa da Judite (Rua Senhora da Gloria, nº6 1º – Graça, Lisboa). Diz a autora a propósito da exposição: "A casa está vazia, a vida também – mas isso não é forçosamente uma coisa triste: é o vazio de alguém que começa, não de alguém que termina, como o vazio de uma tela por pintar. Assim se ilustra a vida de alguém que emigra e se encontra de repente sozinho noutro país". (behance.net/rebecabonjour).
. Catarina Gonçalves, antiga Formanda, Limamil (João Lima), antigo FormadorSérgio Rolando, actual Formador, foram 3 dos cinco fotógrafos seleccionados no concurso "Viagens com Alma no Douro", da Diocese do Porto, para inventariação patrimonial sob a forma de "uma certa interpretação".  A exposição consequente pode ser visitada até ao dia 15 no Palácio das Artes da Fundação da Juventude (Porto). Do comunicado da Diocese respigamos o seguinte passo: “Veremos, nesta exposição, registos fiéis, bem como releituras e efabulações, enquadráveis numa abordagem documental. O desafio global que resulta dos trabalhos expostos e desenvolvidos nos últimos meses em várias freguesias da região duriense que faz parte da diocese do Porto foi o de interferir, contribuir, complementar e aprofundar o conhecimento sobre o território abrangido pelo projeto, acrescentando diversidade de visão e de expressão ao seu património religioso”.
. Daniel Rodrigues, antigo formando e vencedor do prémio World Press Photo 2013 na categoria vida-quotidiana, foi distinguido como fotógrafo do ano num dos mais importantes concursos de fotografia: POYi, do Donald W. Reynolds Journalism Institute, nos EUA. (poyi.org/72/R37/third_01.php)
. Pepe Brix, antigo formando, documentou durante três meses e meio a vida a bordo do Joana Princesa, um dos 13 sobreviventes da frota portuguesa de navios de pesca longínqua. Chamou ao trabalho “Código Postal: A2053N”, a matrícula do navio. Construída em 1970, esta embarcação de 80 metros por 12,5 continua a desafiar os mares gelados do Atlântico Noroeste, como tantas outras antes dela. A reportagem foi publicada na National Geographic Portugal e pode ser vista em (bit.ly/1LbVPYB)


Formações no mês de Março
em Lisboa
Workshop de Técnica Fotográfica (27h)Início: dia 11 às 10h00 e às 19h30
Workshop de Retrato (24h)Início: dia 9 às 10h00 e às 19h30

Workshop de Estúdio (18h)Início: dia 16, às 19h30

no Porto

Workshop Fotografia e Direito 
(7h)
Início: Dia 3 às 19h30

Workshop de Técnica Fotográfica (18h)
Início: dia 4 às 20h00 (semanal) 

Workshop de Fotografia de Arquitectura (21h)
Início: dia 6 às 20h00 (horário fim de semana)

Oficina de Flash Portátil 
(3h)
Início: dia 7 às 14h30
 
Workshop de Fotografia Documental (36h)
Início: dia 9 às 20h00
 
Oficina de Fotografia Nocturna (3h)
Início: dia 13 às 20h00
 
Oficina de Iphonografia (3h)
Início: dia 14 às 14h30

Oficinas de Fotografia dos 6 aos 14 anos 
(15h)
Início: dia 23 às 15h00

Sem comentários: