TUTORIAIS

Parlamento de Budapeste por Frank Schmidt
Estava de férias da primavera na maravilhosa cidade de Budapeste e decidi visitar um café no lado Buda do rio.
A caminho do café, ao dobrar uma esquina, os meus olhos depararam-se com esta visão.  Nem pensei duas vezes para tirar a fotografia. É diferente de outras imagens do mesmo edifício porque se pode ver a silhueta das janelas e as montanhas ao fundo.
Parlamento de Budapeste por Frank Schmidt - Canon
© Frank Schmidt – Canon EOS 7D – Parlamento de Budapeste
Licença Creative Commons
Queria mesmo incluir o pináculo do Parlamento na silhueta, por isso, tive de me ajoelhar para conseguir esta fotografia. Aumentei o zoom para garantir que o Parlamento parecesse estar mais próximo. O ângulo, com o Parlamento ligeiramente descentrado, era o objetivo. Estou muito contente com esta imagem. Budapeste é uma cidade estupenda para visitar para qualquer fotógrafo que queira captar temas de ângulos diferentes.
Equipamento utilizado:
Canon EOS 7D e Canon EF 70-200mm f/4L IS USM a 200 mm
Abertura: f/5.0
Velocidade do obturador: 1/5000
ISO 400
Editei esta imagem no Adobe Photoshop Lightroom 5 para ajustar a nitidez, o contraste e as cores.
Olhar para o sol, Andahuaylas por Geraint Rowland
Captei esta fotografia enquanto estava a trabalhar numa missão para o Departamento do Turismo do Governo do Peru. Neste dia, estava em Andahuaylas e fui dar um passeio de domingo tal como muitos residentes locais por ser o principal dia de mercado.
Captar um momento fugaz
Ao caminhar pelas ruas, estou sempre a tentar prever o que poderá resultar numa boa fotografia ou num momento especial.  Ao regressar ao hotel, algumas crianças brincavam na rua à luz dourada da tarde. O rapaz na imagem voltou por breves instantes o rosto para o sol e fechou os olhos, mesmo a tempo de eu tirar esta fotografia.  A minha câmara estava pronta a disparar por existirem tantas oportunidades para excelentes fotografias: apontei rapidamente, foquei e tirei a fotografia.  Tive sorte porque o rapaz não permaneceu quieto mais do que alguns segundos e voltou rapidamente à brincadeira com a sua irmã.
Captar um momento fugaz - Canon
© Geraint Rowland – Canon EOS 5D Mark II – Olhar para o sol, Andahuaylas
Licença Creative Commons
Sem regras
Adoro a fotografia de rua simples, especialmente em locais menos afetados pelo turismo.  É especialmente interessante captar as crianças desta forma porque não estão limitadas pelas regras da sociedade. Gosto da composição da fotografia e da satisfação demonstrada pelo rapaz ao sol, um sentimento que qualquer um de nós pode sentir sem gastar um cêntimo.
Captar a cena de um ângulo diferente
Utilizei uma Canon 5D Mark II e uma objetiva Canon EF 85mm f/1.8.  Deu-me um alcance ligeiramente maior que a minha objetiva normal, que é uma Canon EF 50mm f/1.4.  Permitiu-me tirar a fotografia do outro lado da estrada, sem que o rapaz se apercebesse de que estava a fotografar.  Ou talvez estivesse demasiado absorvido pelo momento ao sentir os raios de sol no seu rosto. Estava uma tarde cheia de luz e as definições exatas foram: ISO 250, abertura f/9.0 e velocidade do obturador de 1/250.
Por estar numa cidade com muito pouco turismo, fiquei um pouco nervoso quando um homem saiu pela porta e ficou a olhar para mim depois de ter tirado a fotografia. Mas cumprimentei-o e acabei por comer no seu restaurante: a comida era deliciosa!

Sem comentários: