TUTORIAIS

CAPTAÇÃO DO MOVIMENTO


A captação do movimento em fotografias requer que opte entre fixar a ação OU permitir que a desfocagem criativa exprima a ideia de movimento nas suas fotografias. A opção que selecionar deve depender daquilo que pretende que a fotografia transmita aos observadores. Captar a emoção do rosto de um tenista num momento fixo transmite uma mensagem diferente da de uma fotografia com um movimento desfocado ao longo do campo. Mas ambas podem ser igualmente poderosas.
Independentemente da câmara que utilizar, existe uma série de técnicas para captar o movimento de forma eficaz, adicionar criatividade e transmitir uma história através das fotografias. O tutor da Canon, Brian Worley explica como pode tirar o máximo partido da sua câmara.


Técnicas para captar o movimento com a EOS
Entre as várias técnicas existentes para tirar fotografias dinâmicas de motivos em movimento com a sua EOS DSLR, incluem-se:
  • Utilizar velocidades de obturação lentas ou rápidas
  • Efetuar "panning" com o movimento do motivo 
  • Fotografar exposições múltiplas
Técnicas para captar o movimento com a EOS - Canon
Krystian Olszanski, WakeRide 2010
Licença Creative commons – atribuição, sem trabalhos derivados
Captar motivos em movimento também significa que é necessário utilizar os modos de focagem automática adequados. Muitas vezes é útil utilizar o modo de avanço contínuo para se poder captar rapidamente uma sequência de imagens.
Como começar:
Ajustar a velocidade do obturador
A forma como o movimento é captado nas suas fotografias depende principalmente da velocidade do obturador que selecionar. As velocidades do obturador mais rápidas fixam a ação, ao passo que as mais lentas resultam na captação do movimento desfocado. No entanto, é importante selecionar velocidades do obturador de acordo com a velocidade do motivo. É necessária uma velocidade do obturador muito mais rápida para fixar o movimento de um carro de corrida do que o de uma pessoa a caminhar.
O tempo que o obturador permanece aberto é medido em segundos, ou mais frequentemente, em frações de segundo. Se o obturador estiver aberto durante um período de tempo mais curto, a câmara registará um motivo em movimento como se estivesse parado no tempo.
  • A velocidade do obturador pode ser selecionada se a câmara estiver definida no modo Prioridade do obturador (Tv) e também no modo Manual (M). 
  • Coloque o seletor de modo da sua câmara EOS DSLR no modo Tv (ou M) e depois utilize o seletor de controlo principal da câmara junto ao botão do obturador para selecionar a velocidade do obturador pretendida. 
  • As velocidades de obturação elevadas são, tipicamente, iguais ou superiores a 1/500 avos de segundo. As câmaras EOS podem ter velocidades de obturação de até 1/4000 segundos ou mesmo 1/8000 segundos. 
  • Se o objetivo for captar o movimento do motivo desfocado, serão necessárias velocidades de obturação lentas. As velocidades de obturação lentas começam habitualmente nos 1/30 avos de segundo, embora as câmaras EOS possam disponibilizar velocidades de obturação de até 30 segundos.
Ajustar a velocidade do obturador - Canon
Phil Chiorean, Inverno
Licença Creative commons – atribuição, sem trabalhos derivados
Começar a utilizar o modo Desporto
O modo Desporto, disponível em câmaras EOS e em muitas outras câmaras Canon, é ideal para fixar automaticamente o movimento da fotografia de ação rápida e de desporto.
Altera a predefinição da câmara, otimizando-a para fixar o movimento, acompanhar os motivos em movimento e disparar continuamente.
Ao fotografar motivos distantes, utilizam-se frequentemente objetivas com distâncias focais mais longas em desportos de movimento rápido. Selecionar o modo Desporto significa que a câmara otimiza automaticamente as velocidades do obturador selecionadas para a objetiva utilizada.
Sugestões úteis para utilizar o modo Desporto
Ao utilizar o modo Desporto, a câmara não bloqueia a focagem quando o obturador é premido até meio. Em vez disso, acompanha o motivo à medida que este se aproxima ou afasta e se move em torno da moldura.
  • Para garantir que a câmara acompanha perfeitamente o motivo, recomenda-se que, para começar, tente colocar o motivo no centro da moldura do visor. 
  • Também ajuda começar por acompanhar corretamente o motivo antes de este alcançar a posição ideal na cena.
Objetivas longas
As objetivas de distância focal longa são as que captam imagens com um ângulo de visão mais estreito que o do olho humano. Estas objetivas são habitualmente utilizadas em fotografia de desporto e vida selvagem. As objetivas com uma distância focal mais longa fazem com que os motivos mais distantes pareçam maiores na moldura e permitem-lhe aproximar-se da ação. As objetivas com uma distância focal superior a 70 mm são objetivas longas ou teleobjetivas.
Utilize um cartão de memória de grande capacidade e alta velocidade
Ao captar o movimento com a sua EOS, é útil disparar continuamente, de modo a não perder a melhor fotografia. Seguem-se algumas sugestões úteis:
  • Selecione o modo de avanço contínuo de alta velocidade para configurar a câmara para captar uma sequência de fotografias enquanto o obturador estiver premido. 
  • Utilize cartões de memória de grande capacidade com velocidades de escrita rápidas, de modo a garantir que a câmara pode tirar mais fotografias numa única sequência. 
  • Configure a câmara para tirar fotografias JPEG para obter uma sequência de fotografias mais longa.
"Panning" - mova a câmara com o motivo
À técnica de acompanhar o motivo com a câmara chama-se "panning". Esta é uma competência que demora algum tempo a dominar, pelo que deve praticar regularmente.
Mover a câmara com o motivo - Canon
Dennis van Zuijlekom, Sprint
Licença Creative commons – atribuição, sem trabalhos derivados
Caso esteja a tentar aperfeiçoar a sua técnica, os ciclistas são um útil motivo em movimento. A fotografia de "panning" perfeita é captada quando a câmara se move à mesma velocidade que o motivo principal, para que este aparente estar imóvel e o fundo fique desfocado devido ao movimento. Se fotografar veículos, as rodas parecerão estar em movimento, mas o veículo estará perfeitamente nítido em relação a um fundo suavemente desfocado.
O "panning" também pode ser utilizado para captar uma série de motivos em movimento, como carros numa pista de corridas. Esta combinação de carro nítido e fundo desfocado concede uma sensação real de velocidade à fotografia.
Para motivos que se movam mais lentamente, experimente o modo Prioridade do obturador (Tv) e selecione a velocidade do obturador.
Experimente algo diferente: criar movimento com a desfocagem do zoom
A sequência de disparos com zoom ou desfocagem do zoom é um efeito fotográfico repleto de movimento. Pode experimentá-la utilizando a EOS DSLR, uma objetiva zoom e um tripé opcional.
Criar movimento utilizando a desfocagem do zoom - Canon
© Doug Wheller - Desfocagem do zoom de papel de fundo
Attribution-NonCommercial-ShareAlike – sem alterações
O efeito envolve o aumento e a diminuição do zoom enquanto tira uma fotografia com uma exposição longa, o que causa a desfocagem da fotografia do centro para o exterior.
A fotografia parecerá conter muito movimento ou ficará com um aspeto abstrato, dependendo de como a capta. Os melhores resultados são obtidos com o tempo, mas aqui tem algumas sugestões sobre como começar:
  • Selecione o modo Tv na sua EOS DSLR e escolha uma velocidade do obturador de sensivelmente 1 a 4 segundos. 
  • Aumente o zoom até ao máximo e foque o motivo. Bloqueie a focagem premindo o botão AF-ON na câmara. 
  • Se não tiver um tripé, encoste-se contra algo para manter a câmara imóvel. 
  • Diminua depois o zoom até ao ângulo mais largo que pretender captar, sem alterar a focagem. 
  • Prima o botão do obturador e aumente o zoom até o motivo voltar a encher a moldura. Procure utilizar o zoom da forma mais subtil possível.

Sem comentários: