TUTORIAIS

COMO CAPTAR A PASSAGEM DO OUTONO PARA O INVERNO

Cada uma das nossas mais recentes seleções de imagens dos fãs da Canon oferece uma abordagem única da passagem do outono para o inverno. Veja as cores a desvanecerem-se nos Alpes italianos, a exuberância do outono vista pelos olhos de uma criança e o impacto do inverno numa cidade visto de cima.
Fulvio Spado - Vallone di Forzo 
como fizeram aquilo? - Canon
Informações de direitos de autor: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

"Tirei esta fotografia a caminho do Lago Lasin, no lado de Piemonte do Parque Nacional Gran Paradiso, nos Alpes italianos. Está 2100 metros acima do nível do mar no Vale de Soana, mas, devido à neve que começou a cair cedo naquele ano, não consegui chegar lá! No entanto, ao atravessar uma ponte no caminho, reparei nas cores de outono das árvores e do Ribeiro de Soana e captei-as." 

"Penso que a fotografia funciona bem no sentido de transmitir a ideia de fim das coisas: o fim do dia (passava pouco das 2 da tarde, mas no Vale Soana começa a escurecer muito cedo) e o fim da estação, quando as montanhas estão cheias de vida." 

"O outono é quando tudo começa a abrandar, em preparação para a grande mudança que a neve e as temperaturas geladas implica. Espero que, ao olharem para a minha fotografia, as pessoas consigam sentir esta sensação de transição, de mais um ano que chega ao fim numa última exibição de magníficas cores quentes." 

"Tirei a fotografia com uma Canon EOS 5D Mark III e uma Canon EF 17-40mm f/4L USM montada num tripé. Utilizei um filtro de densidade natural porque precisava de uma exposição maior (126 seg., ISO 320, f/13) para obter o efeito de suavidade sedosa na água." 
Andy Clist – A Familiar Journey 
como fizeram aquilo? - Canon
Informações de direitos de autor: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

"Esta imagem foi conseguida num passeio à tarde no dia de Ano Novo. Um grupo de familiares e amigos passeava no topo de Little Solsbury Hill, com vista para Bath no sudoeste de Inglaterra. Tínhamos acabado de chegar ao topo e sentámo-nos para descansar e contemplar a vista. A lama nas minhas botas e as serenas cores de inverno captaram a minha atenção e tirei esta fotografia." 

"Como sempre nas caminhadas, fiquei para trás (tenho a certeza que todos os fotógrafos conhecem esta situação!) e lembro-me de me terem dito para me despachar a juntar-me ao grupo para continuar a viagem." 

"A textura da lama nas botas isoladas contra a cidade ao longe foi decisiva para mim. Dá uma sensação de lugar, uma sensação de escala e os tons dizem o que é preciso saber sobre a estação e as condições." 

"Penso que a imagem capta muito do que significa estar ao ar livre no outono e no inverno para muitas pessoas. Verdes, castanhos e muita lama debaixo dos pés. " 

"Não há dúvida que, como fotógrafos, gostamos de fotografar as fabulosas folhas de outono e céus azuis. Mas há um outro lado da estação que é muito mais familiar para a maioria das pessoas." 

"A tarde já ia avançada e começava a escurecer e eu queria isolar as botas enlameadas contra a cidade ao fundo. A imagem foi captada sem tripé e a definição de f/2.5 deu-me a profundidade de campo que queria sem subir demasiado o ISO." 

"Captei esta imagem com a minha Canon EOS 5D MkII utilizando uma objetiva Canon EF50mm f/1.4 USM a f/2.5. A velocidade do obturador foi de 1/320 e ISO 1000." 
Audrey Jackson – Whooosh! 
como fizeram aquilo? - Canon
Informações de direitos de autor: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

"A fotografia foi tirada durante umas férias escolares em Sussex, no Reino Unido. Todos os anos no outono, a nossa família arrenda uma casa e organiza um encontro anual. Nessa manhã, levámos as crianças a um parque de aventuras no bosque." 

"A preparação para esta fotografia foi limitada, devido à elevada velocidade da atividade. As árvores estão completamente desfocadas no fundo. A pose da minha neta e a posição no enquadramento são excelentes enquanto acelera a toda a velocidade num cabo suspenso. As suas galochas cheias de lama são praticamente o único elemento focado, mas adoro a desfocagem das cores de outono atrás dela e a sensação de movimento. Tentei captar a fantástica exuberância de uma miúda de 10 anos a divertir-se sob o sol de outono."

"Embora tenha uma Canon EOS 60D, captei esta fotografia com uma Canon EOS 450D com uma velocidade do obturador de 1/15, abertura de f/4.5 e ISO 800."

Sem comentários: