TUTORIAIS

Captar o abstrato com a EOS DSLR

Tutorial para EOS

Quer esteja de visita a novas paragens quer a captar em imagens o local onde vive, vale a pena experimentar formas de fotografar que o ajudem a criar imagens mais interessantes e diferentes.
Antonio Thomás Koenigkam Oliveira, Carousel
Antonio Thomás Koenigkam Oliveira, Carousel – Informações de direitos de autor: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

Escolha um ângulo diferente

Tal como a maioria das pessoas, provavelmente, capta a maior parte das suas fotografias ao nível dos olhos. Mas, ao utilizar a funcionalidade Visualização direta na sua câmara (e o ecrã LCD de ângulo variável, se a sua câmara estiver equipada com esta funcionalidade), irá descobrir subitamente que pode compor imagens em posições muito mais interessantes.
Experimente: coloque a câmara no chão e rode o ecrã LCD de ângulo variável para que o veja ao olhar diretamente para baixo. Para obter uma perspetiva superior sobre uma multidão, coloque a câmara num monopé e incline o ecrã LCD para baixo. Em seguida, segure a câmara para ver tudo o que esta vê: uma perspetiva muito diferente da sua posição normal.

Assuma o controlo da Visualização direta

A Visualização direta apresenta uma pré-visualização da sua imagem no LCD da câmara. Assuma um controlo mais criativo das suas imagens utilizando a Visualização direta para selecionar o ponto de focagem. Se a câmara tiver um ecrã tátil, torna-se ainda mais fácil. Basta tocar no LCD onde pretende que a câmara foque, definir o AF para o modo Direto e a câmara foca esse ponto na moldura.
Hiroyuki Takeda, Boundary zone
Hiroyuki Takeda, Boundary zone – Informações de direitos de autor: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

Utilize a correia para pendurar ao pescoço como uma correia de pulso

Se estiver a fotografar a partir de um ponto superior e a olhar para uma cena abaixo, tem de segurar firmemente a sua câmara. Enrolar a correia para pendurar ao pescoço em torno do pulso ajuda a estabilizar a câmara ao mesmo tempo que a protege de possíveis quedas.

Para um motivo em movimento

Os motivos em movimento podem criar fotografias realmente invulgares, momentos reveladores que normalmente perdemos. Para parar o movimento de um motivo na moldura, é necessária uma velocidade de obturador elevada. A velocidade do obturador exata depende de vários fatores, como a velocidade do motivo e a distância a que se encontra. Para parar pessoas em movimento, selecione o modo Desporto na câmara ou utilize o modo de prioridade ao obturador (indicado como Tv no seletor de modo da câmara) e selecione uma velocidade do obturador de 1/250s ou superior.

Captar o contraste

Quando a luz é brilhante, cria sombras escuras profundas. Esta situação é designada por contraste e, se for bem utilizado, pode adicionar riqueza às suas imagens. No entanto, ao fotografar em dias soalheiros e cheios de luz, o contraste que vê é mais do que aquele que a câmara consegue captar. Pode compensar esta situação com o modo Contraluz HDR disponível em muitas câmaras EOS. Pode encontrá-lo na definição SCN no seletor de modo. Ao utilizar esta funcionalidade, a câmara capta três fotogramas para cada imagem e combina-os para obter um resultado que parece ter um contraste muito superior ao de um único fotograma.
Captar o contraste

Tire o máximo partido dos ângulos baixos

Fotografar a partir de um ângulo baixo cria uma perspetiva dinâmica, mas também deixa o primeiro plano subexposto se a composição incluir muito céu, o que engana a medição da câmara. Utilizar a compensação da exposição positiva permite iluminar o enquadramento se os motivos principais estiverem muito escuros.

Prepare-se para o momento perfeito

Se está a planear uma imagem com a câmara sobre as cabeças de outras pessoas apoiada num tripé ou monopé, pode ser difícil chegar ao botão do obturador no momento certo. Pode utilizar um cabo de comando à distância – o RS-60E3 ou RS-80N3 dependendo do modelo da câmara – para disparar o obturador. Alternativamente, se a câmara for compatível com Wi-Fi, utilize o seu smartphone para estabelecer uma ligação remota à câmara, incluindo a Visualização direta, e disparar o obturador a partir do telefone.

Mantenha a posição certa

Todas as câmaras incluem um sensor de orientação para reconhecer a posição da câmara – horizontal ou vertical – e garantir que as imagens estão orientadas corretamente no LCD e no ecrã do computador. Mas, se estiver a captar diretamente para cima ou para baixo, pode confundir o sistema de orientação: desative a funcionalidade Rotação auto nos menus de definições (amarelos) para garantir a consistência de todas as imagens.
Mia Felicita Bertelli
Mia Felicita Bertelli - Informações de direitos de autor: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

Fotografar a preto e branco

Ao fotografar uma imagem mais abstrata, os elementos chave da imagem mudam: muitas vezes, a textura, o contraste, as sombras e as formas destacam-se em relação à cor. Ao definir a câmara para o Estilo imagem monocromático, talvez como uma definição de filtro amarelo, verá uma pré-visualização monocromática no ecrã LCD da câmara, o que o ajuda a visualizar a cena sem cor. Se a câmara estiver definida para captar imagens RAW, pode restaurar a cor ao processar as imagens no seu computador.

Aproveite ao máximo as exposições múltiplas

Várias câmaras EOS avançadas podem captar exposições múltiplas, que pode utilizar para criar imagens em que os motivos em movimento sejam menos óbvios, enquanto os elementos estáticos, como os edifícios, são captados normalmente. Fixe a câmara na posição, de preferência num tripé, e regule o modo de exposições múltiplas para o ponto médio de cada fotograma individual. Predefina a câmara para captar, no mínimo, três fotogramas e, em seguida, solte o obturador com alguns segundos de intervalo. Depois de captados, a câmara combina todos os fotogramas individuais, mas os pontos em que o conteúdo mudou tornam-se menos visíveis, praticamente sombras. Quantos mais fotogramas captar, menos visíveis serão os motivos em movimento.

Crie filmes surpreendentes com o efeito "Time-lapse"

Ao captar uma sequência de imagens durante algumas horas, pode utilizar a sua câmara para criar um belo filme com o efeito de "Time-lapse". É possível utilizar algumas câmaras EOS com o controlador de temporização TC-80N3. Este controlador estabelece uma ligação à câmara para captar uma imagem num intervalo predefinido durante um período de várias horas. A EOS 7D Mark II inclui um temporizador na câmara que funciona da mesma forma.
Vá mais longe: depois de captar a sua sequência em time-lapse, pode editá-la juntamente com uma sobreposição estática, dando a impressão de que uma cidade agitada está, de facto, vazia. Pode ver um excelente exemplo desta técnica no projeto "Empty America" de Ross Ching aqui. E aqui é descrito o processo de criação.

Sem comentários: