TUTORIAIS

Melhore a composição das suas fotografias

Tutorial para câmaras compactas CANON

Uma das coisas mais apelativas na fotografia é a liberdade criativa e a expressão emocional que proporciona. Por isso, pode parecer um pouco restritivo debater as regras de composição, especialmente enquanto desfruta das suas férias de verão. Contudo, ter conhecimento de algumas regras simples de composição pode ajudar a fazer com que as suas imagens sejam mais apelativas. Aqui, debatemos o modo como a composição o pode ajudar a ordenar a disposição dos elementos nas suas imagens e o modo como a utilização das regras o pode ajudar a ter controlo sobre isso.

• Crie camadas de interesse
• Enquadre motivos em posições diferentes
• Experimente uma perspetiva diferente
• Enquadre a cena naturalmente
• Espirais
• Triângulos
Rocks-Coastline-Sea
Enys Dodnan, Armed Knight and Longships – Shirolazan
Direitos de utilização: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

Crie camadas de interesse

As câmaras compactas são excelentes para fotografias amplas, visto poderem capturar detalhes próximos da câmara e detalhes distantes, com grande nitidez.
Aproveite isto compondo uma cena com três motivos relevantes: um em primeiro plano, um no meio e outro em segundo plano. Os três objetos criam um trajeto visual na imagem.

Experimente enquadrar os seus motivos em posições diferentes

Geralmente, as câmaras possuem um marcador ou uma moldura AF no centro da imagem, mas a composição dos motivos exatamente no centro apenas funciona eficientemente em algumas fotografias.
Para motivos simples, como uma flor com cores brilhantes num mar de folhas verde-escuras, uma composição central funciona bem. A parte central de uma fotografia tem de ser forte o suficiente para chamar a atenção dos espetadores, pelo que um retrato no qual apenas o rosto está iluminado, e o fundo está muito mais escuro, também funciona bem.
Noite-Telhados
Veia de luz– Jeroen Bennink
Informações sobre direitos de utilização: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

Experimente uma perspetiva diferente

As fotografias são, demasiadas vezes, tiradas ao nível dos olhos das pessoas. Contudo, estão disponíveis pontos de vista mais criativos, bastando posicionar a câmara numa posição mais baixa ou mais alta.
Quando as fotografias são tiradas por crianças, os resultados mostram aos adultos uma visão diferente do mundo. Os edifícios, as árvores, as plantas e os adultos parecem muito maiores a partir de uma posição da câmara mais baixa.
Caso a câmara esteja equipada com um visor LCD de ângulo variável ou se possa ligar ao seu smartphone por Wi-Fi, pode colocar a câmara no chão para enquadrar as suas fotografias. De forma semelhante, o ponto de vista mais alto, no topo de edifícios ou com a câmara acima da sua cabeça, também funciona bem.

Enquadre a cena naturalmente

Tente compor a sua imagem com uma moldura natural. Ao tirar uma fotografia, tenha em consideração o modo como as margens da imagem enquadram o seu motivo principal. A utilização de uma porta ou de uma janela para enquadrar a cena é uma boa escolha, uma vez que a margem mais escura ajuda a centrar a atenção nos elementos mais claros noutros pontos da imagem. Por exemplo, pode utilizar a porta de um hotel ou apartamento para enquadrar a vista da cidade. É melhor se a janela ou a porta estiver aberta, para evitar reflexos no vidro.
Surfista-Onda
Pegando em barris – Chris Kuga
Direitos de utilização: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

Regra avançada dos terços: espirais

A técnica de composição conhecida como a "Proporção de ouro" (também conhecida como a "espiral de Fibonacci") é uma abordagem de composição natural que cria fotografias fortes e poderosas. Por volta do ano 1200, o matemático italiano Fibonacci reparou pela primeira vez na existência de uma proporção que surge várias vezes na natureza e que é agradável ao olho humano. É frequentemente simplificada como a regra dos terços, mas a verdadeira proporção é 1:0,618:1.
A ideia é que pode criar uma composição mais forte ao compor a moldura por forma a incluir uma linha que guie o espetador num trajeto em espiral até ao motivo principal. A teoria aplica-se a várias imagens diferentes, desde paisagens a retratos, e muito mais.

Triângulos

Se compuser a cena pensando em triângulos, pode melhorar as suas fotografias. Experimente fotografar as linhas da rua a desaparecerem ao longe e as secções triangulares resultantes na parte lateral da moldura. Mesmo com um retrato de uma pessoa à mesa, experimente pedir ao motivo que desloque os braços para criar uma forma triangular, com os cotovelos mais afastados e as mãos a suportarem o queixo. A composição será muito mais agradável em termos estéticos.


Sem comentários: